Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,160

Enivaldo quer CPI para investigar “Máfia do Lixo no Estado”

Foto: Reinaldo Carvalho
Foto: Reinaldo Carvalho

As repetidas denúncias de irregularidades envolvendo empresas e contratos para coleta de lixo municipais são o alvo do mais novo pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia, a CPI da Máfia do Lixo,  protocolado na manhã desta quarta-feira (23) pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), com o apoio dos demais deputados da Casa.

“Temos recebido permanentemente e acompanhado no Tribunal de Contas, denúncias relacionadas à coleta de lixo. Examinando esses documentos, dá pra perceber que temos uma ‘Máfia do Lixo’ no Espírito Santo, onde empresas montaram um cartel para ter condições regionais de escolher setores e superfaturar contratos de lixo”, disse Enivaldo, que questionou, na última semana, a demora do Ministério Público do Estado em receber a denúncia feita por vereadores da cidade de Fundão contra a empresa prestadora de serviços de limpeza na cidade.

O deputado levantou suspeita de irregulares em João Neiva, São Mateus  e na Capital. “Até aqui em Vitória, onde não gostam que fale, eles molham os canteiros em dia de chuva porque no contrato tem que molhar para receber”, disparou.

Com caráter amplo, a nova CPI também pretende apurar contratos de recebimento de lixo, cuja execução também foi abordada pelo autor da proposta em seu discurso. Uma das suspeitas de Enivaldo seria a má utilização de recursos públicos, por meio de contratos irregulares, com o intuito de financiar inclusive campanhas políticas.

Presente também em outros municípios do interior e da região metropolitana, o problema despertou a atenção do plenário, que terá o prazo de um ano para apurar denuncias e irregularidades semelhantes. “Isso tem em São Mateus, Serra, Cariacica, Vila Velha e em muitos municípios. Temos que saber porque esse serviço dominou tantas prefeituras. Tem gente que só disputa eleição para terceirizar lixo e se viabilizar financeira e politicamente”, concluiu Enivaldo.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas