O calor aumentou muito no estado do Espírito Santo na tarde desta quarta-feira (03) e a sensação térmica já passou dos 40°C. Por volta das 14 horas, a temperatura chegou aos 36°C no aeroporto de Vitória. Juntamente com a umidade elevada de 45%, a sensação térmica alcançou os 41°C.

E por que essa diferença? É que a temperatura marcada no termômetro pode ser diferente da sentida pelo corpo humano devido a fatores que influenciam a transferência de calor entre o corpo e o ar, como são a umidade, a densidade e a velocidade do vento.

“A temperatura subiu muito no Espírito Santo com a intensificação dos ventos quentes de quadrante norte, devido a aproximação de uma frente fria”, explica a meteorologista Michele Fernandes. Essa condição é chamada de pré-frontal. O calor segue intenso, mas há expectativa de pancadas de chuva entre o final da tarde e a noite, com risco de temporais.

Atenção às chuvas

Esse calorão deve diminuir nesta quinta-feira (04). As áreas de instabilidade tendem a ganhar a se intensificar sobre o Espírito Santo, reforçadas pela presença de um frente fria no mar.

O alerta dos meteorologistas da Climatempo é para tempo fechado e bastante chuva no estado. Essa virada no tempo também vai acontecer na Grande Vitória. Há expectativa de chuva constante, com risco de chuva forte e queda nas temperaturas. Para esta quinta, a temperatura máxima de ficar em torno dos 29°C na capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *