Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,160

Da fragrância ao sabor

malbec-wine-glass-grapesAté perfumarias já se renderam à grandeza da Malbec. A uva é das mais distintas e aromáticas, extremamente valorizada na produção de vinhos. Vamos conhecer um pouco mais desta casta e os motivos de sua grandeza?

A Malbec é uva de vinhos que em boca mostra-se aveludado e agradável para ser apreciado desde em um bom bate papo até com harmonizações mais refinadas. Afinal, é versátil, encorpado e equilibrado.
Originada da região de Cahors, no sudoeste da França, os vinhos da Malbec eram denominados “vinho negro”, pela cor intensa, ser mais rústico, denso e muito concentrado. A uva passou a ser um ingrediente para dar coloração e estrutura aos vinhos leves da região de Bordeaux. O nome da uva Malbec era Côt ou Auxerrois.
No século XIX a Malbec passou por dificuldades nessa região com ataque da Filoxera e a recuperação total foi no cultivo na Argentina, onde encontrou o seu lugar – seu “terroir”. Em território argentino é a uva tinta fina mais cultivada produz um dos melhores vinhos do país.
É muito interessante como o terroir influencia nas características de uma mesma uva. Na França (região de Cahors) essa casta produz vinhos mais rústicos, selvagens e de acidez mais alta. Na Argentina seus vinhos têm grande expressão de fruta e, geralmente, são bem equilibrados com acidez moderada, taninos redondos e macios.
Trata-se de uma casta de muito vigor e amadurecimento meio tardio, que produz vinhos encorpados, mas não agressivos. Geralmente seus taninos são aveludados e sedosos, sua acidez bem moderada dando resultado a vinhos muito equilibrados e versáteis na hora de acompanhar pratos. Harmoniza bem com churrasco ou aquele famoso bife de chorizo, podendo acompanhar também carnes de cabrito ou cordeiro assadas, picanha grelhada.
Vai bem com massas com molhos vermelhos, risoto ao funghi. O Malbec que não passa por estagio em madeira são geralmente leves e frutados, podendo acompanhar pratos simples e leves como filé mignon com saladas de batatas, frango grelhado, carnes suínas e outros.
Fernanda Almeida
Fernanda Almeida
Fernanda Almeida é casada, mãe de dois filhos, sommeliére inserida no mundo do vinho há 8 anos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas