Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,160

Cinco candidatos fichas-sujas não poderão usar verba pública em campanha

eleiçãoA Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PREES) proibiu cinco candidatos a deputados federais, considerados fichas-sujas, de receberam repasse de recursos oriundos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

Cláudio Sérgio de Souza Silva, Eli Gomes Ramos, Gilberto Matias de Souza, Paulo César Damm e Wasinghton Luis Martins também não poderão utilizar o horário eleitoral gratuito.

Segundo a PRE, caso os recursos já tenham sido disponibilizados aos candidatos, o montante deverá ser devolvido. A decisão saiu após o ingresso de uma ação de impugnação de registro de candidatura contra os candidatos que possuem condenação transitada em julgado.

A PRE se baseou na Lei Complementar nº 64/90: são inelegíveis para qualquer cargo os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos, após o cumprimento da pena pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público (redação dada pela Lei da Ficha Limpa).

De acordo com a PRE, no caso dos candidatos Cláudio Sérgio de Souza Silva, Paulo César Damm e Wasinghton Luis Martins, o Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TRE-ES) também já indeferiu os pedidos de registro de candidatura. O julgamento da impugnação às candidaturas de Eli Gomes Ramos e Gilberto Matias de Souza ainda está pendente, tendo as restrições ao uso dos recursos públicos sido deferidas liminarmente.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas