debateO principal objetivo da escola é formar cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação do País. E é direito do aluno aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias. Para ensinar aos alunos a compreenderem a cidadania como participação social e política, a Escola Adventista de Campo Grande, Cariacica, está realizando o projeto Aluno Cidadão que busca exercitar e desenvolver essa cidadania nas crianças.

O projeto teve início em agosto e mobilizou todos os alunos da escola que receberam a tarefa de pesquisar os candidatos a presidente do Brasil. Eles fizeram uma lista com os problemas do País e em seguida observaram as propostas dos candidatos e como eles podem resolver as questões da lista. Para os candidatos à reeleição, os alunos procuraram o programa de governo apresentado na eleição anterior e verificaram o que foi feito pelo político em questão.

A lei da Ficha Limpa também entrou em ação. A criançada fez questão de conferir se os candidatos já foram indiciados em alguma CPI ou algum outro processo de corrupção. E, em grupo, aprenderam sobre os três poderes no Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como suas atribuições. Após adquirirem conhecimento em sala de aula, colocaram em prática. O desafio foi escolher um presidente da escola! Cada turma votou em seus representantes, seis candidatos no total. A partir daí, foi dado início à companha eleitoral para presidente. E, durante esse período, eles tiveram que criar propostas de campanha, elaborar o jingle e preparar discurso para convencer os outros alunos.

Mas é nessa semana, que antecede o segundo turno das eleições na vida real, acontecem as últimas ações: debate e votação, marcada para esta sexta-feira (26), às 10 horas.

 

Cometários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *