Dólar Em baixa
5,069
3 de maio de 2024
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Vitória
31ºC

Dólar Em baixa
5,069

Flag football: conheça a nova modalidade olímpica que estreia nas Olímpiadas de 2028

A expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 está alta, já que a competição fica cada vez mais perto. Porém, o Comitê Olímpico Internacional, COI, já está pensando em outras edições e confirmou cinco novas modalidades para os Jogos de Los Angeles em 2028.

Trata-se do Críquete, squash, beisebol/softball, lacrosse e o flag football, inclusive, a última é uma modalidade que pode crescer e ganhar espaço em plataformas como a 20bet Brasil, pois a cada dia ganha mais adeptos.

E o Brasil conta com seleções no masculino e feminino, inclusive, disputando competições internacionais e atraindo mais adeptos.

Flag Football, como funciona?

Muitos ainda têm dúvida sobre como é a modalidade flag football, que estará presente nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. Trata-se de uma variação do futebol americano, que tem muito destaque com a NFL, a principal liga da modalidade.

Porém, no caso do flag football a versão não tem contato físico, mas sim bandeiras ou fitas presas na cintura de cada jogador. Dessa forma, o adversário busca retirar as mesmas para interromper jogadas, mas só pode tirar de quem estiver com a bola.

Os times são formados por cinco jogadores, com uma equipe atacando e outra defendendo. Cada tempo tem duração de 20 minutos, com dois tempos ao total. Dessa forma, o objetivo é chegar na endzone, a zona de pontuação, com a posse de bola, marcando o touchdown, que vale seis pontos.

Cristiane Kajiwara, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), chegou a falar sobre a modalidade, ressaltando como funciona o esporte.

“A maioria das pessoas está familiarizada com o futebol americano que vemos nos filmes, com capacetes, ombreiras — é bem intenso. O flag football é diferente, mantendo os mesmos objetivos do futebol americano, mas sem o contato físico intenso. A grande diferença está nisso: em vez de tackles, os jogadores puxam as fitas presas na cintura. Por isso, é muito interessante e acessível para todos”, explicou Cristiane Kajiwara.

Vale destacar que nos Jogos Olímpicos de Los Angeles o flag football será disputado no feminino e masculino. Inclusive, com as mulheres, o Brasil tem grandes chances de medalha.

Brasil já se destaca no Flag Football feminino

Há 12 anos o país figura em competições internacionais, inclusive, muitas vezes no Top 5. Atualmente a Seleção Brasileira Feminina de flag football ficou no quinto lugar do último mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, México e Áustria.

Por outro lado, no masculino o país está em desenvolvimento, ocupando atualmente a 17ª posição no ranking mundial, que é dominado por Estados Unidos, México e Canadá.

Dessa forma, com o crescimento da modalidade no país e a entrada no Comitê Olímpico Internacional, a tendência é que o esporte ganhe mais exposição e, com isso, atraia cada vez mais adeptos, principalmente crianças.

Crédito da foto destaque: Dave Adamson

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas