Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Teatro para crianças com sede de saber

Como nasce um cientista? Isaac no mundo das partículas e Thomas e as mil e uma invenções, musicais infantis em cartaz no Rio, mostram que o desejo obsessivo de desvendar mistérios e de inventar algo que jamais existiu é comum às crianças. Partindo de dois dos maiores nomes da ciência de todos os tempos, o físico inglês Isaac Newton (1643-1727) e o inventor norte-americano Thomas Edison (1847-1931), os espetáculos fazem brotar na plateia mais dúvidas do que respostas.

O que será que vem antes de cada será que vem? Existe alguma coisa menor do que um grãozinho de areia da praia? O garoto Isaac (João Lucas Romero) vive num “mar de querer saber”. O grão vira um personagem dessa história, adaptada do livro homônimo da professora de física e escritora Elika Takimoto por Joana Lebreiro, à frente também da direção.

Faz parte da aventura do menino pelo universo das partículas também o fugidio Bóson de Higgs. Para o adulto que sofreu com as fórmulas de Newton e seus pares na escola pode parecer um tema difícil e até sacal, mas a abordagem instiga pais e filhos – a primeira temporada da peça fez tamanho sucesso que a segunda, no Teatro Ipanema, está sendo viabilizada por uma vaquinha virtual. A lição que Isaac repete: “Quem quer saber não pode ter vergonha de perguntar”.

Toda a narrativa é pontuada pelas intervenções de um power trio subatômico, de estética inspirada no Ziggy Stardust de David Bowie. A direção musical é de Ricco Viana, que criou a a trilha com Joana. “De cara vi a associação entre física e música e a relação com o Ziggy, a ideia mágica de criação do mundo”, conta a diretora. “Eu tinha horror a física. Li o livro da Elika e me encantei. As perguntas das crianças não param. Cientista é quem pensa.”

Como Isaac, Thomas Edison da Silva (Hugo Kerth) foi assim batizado porque seus pais queriam homenagear um cientista. “Sou pequeno mas penso grande”, diz o garoto, em quem mãe, pai, avó e amigas de escola depositam muitas expectativas.

Acossado, ele se desdobra para criar algo inovador e que “deixe as pessoas mais felizes”. Ajudado pelo Edison original, que salta do quadro na parede, acaba por concluir que é um cientista à sua maneira. “Cientista é quem não perde a chama da curiosidade. Desde pequeno Edison era assim”, aponta Vanessa Dantas, autora do texto.

“Certa vez, o laboratório dele pegou foto e todas as pesquisas se perderam”, Vanessa conta. “Ele falou para a equipe: é uma oportunidade de começar de novo e descobrir coisas ainda mais incríveis. A invenção só acontece quando há paixão”.

Thomas sucedeu Isaac no Oi Futuro Flamengo. A direção é de Fabianna de Mello e Souza e a música, de Tim Rescala, veterano de produções infantis de excelência.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Roberta Pennafort
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas