De acordo com o secretário de saúde Nésio Fernandes, no Espírito Santo a 5ª onda de casos de covid foi a segunda que mais vitimou idosos, perdendo apenas para a onda anterior ocorrida entre janeiro e fevereiro deste ano. No entanto, ao mesmo tempo, também foi a que menos impactou o número de óbitos deste grupo etário.
Entre os meses de abril a julho 212 pessoas acima dos 60 anos morreram em decorrência do vírus, um número menor que a metade dos que foram mortos pela doença apenas no mês de fevereiro, por exemplo, quando 506 perderam a vida por conta da covid.
O secretário usou suas redes sociais, na segunda-feira (25), para fazer uma análise positiva da imunização entre os idosos na população capixaba, bem como para comemorar o sistema público de saúde que garantiu uma ampla cobertura e assistência à este grupo no contexto pandêmico.
Para Nésio, a resposta positiva ao vírus é fruto da cobertura vacinal desta população no Estado, onde todos maiores de 60 anos foram totalmente vacinados com as duas doses contra a covid, 91% já tomou a a terceira dose ou 1º reforço e 63% se imunizou com a quarta dose. “Nossa população com 60+ esta de parabéns. A adesão dos idosos deve ser seguida como exemplo pelas demais faixas etárias”, afirmou o secretário em seu Twitter.
A cobertura vacinal contra a #COVID19 nos idosos capixabas é exemplar. Nossa população com 60+ esta de parabéns. A adesão dos idosos deve ser seguida como exemplo pelas demais faixas etárias. #vacinaSIM @Casagrande_ES @GovernoES pic.twitter.com/ApVejvkvml
— Nésio Fernandes (@dr_nesio) July 25, 2022
De acordo com ele, no futuro será necessário pensar em um novo esquema de reforço, contudo a vacina que temos acesso no ES, se mantém necessária e eficaz em sua imunização. “A atual geração tecnológica de vacinas continua protegendo para quadros graves e óbitos”, disse.









