Semana agitada na política capixaba a partir de ações estaduais e nacionais. Também houve espaço para críticas na presença de gestores. Acompanhe os principais fatos e análises desta semana.
Vai…
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, enviou ofício à Prefeitura de Vitória, nessa sexta-feira (14), para encerrar o convênio que cedia a professora Juliana Rohsner à gestão da Capital. Ela é titular da Secretaria de Educação do município. Data marcada para o retorno: dia 17, segunda-feira.
… e vem
Horas depois, Euclério recuou. O cariaciquense explicou que a decisão foi administrativa, tanto que mais ofícios foram assinados e protocolados junto. “Estou pedindo de volta alguns servidores cedidos que eu entendo que são necessários que retornem à pasta para oxigenar e revitalizar a nossa gestão. Eu tenho o direito de pedir de volta qualquer servidor cedido. Entre eles, pedi a Juliana. Só me informaram que ela é uma boa servidora. Não atentei que ela era secretária”, disse para ES Hoje.
Lembrando que… I
Euclério começa a colocar, cada vez mais, seu bloco na rua para viabilizar possível candidatura ao governo do Estado, realizando reuniões dos mais diferentes tipos e com os mais diversos segmentos. Pazolini, do grupo contrário ao do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), é cotadíssimo também para a disputa do Palácio Anchieta.
Lembrando que… II
Por ora, a prioridade de Casagrande para a disputa é o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB).
Lembrando que… III
Em recente inauguração, em Cariacica, Euclério soltou algumas alfinetadas para Pazolini. E olha que ambos são amigos!
***
Voo solo I
O Republicanos bateu o martelo nessa quinta-feira (13) e decidiu que não integrará federação com o Progressistas e o União Brasil. O presidente nacional da legenda republicana, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos/SP), fez pronunciamento no X, antigo Twitter.
Voo solo II
“Comuniquei aos líderes do PP (Progressistas) e União Brasil que a bancada do Republicanos decidiu rejeitar a formação de uma federação entre os partidos. Em reunião realizada dia 4 de fevereiro, os deputados, de maneira quase que unânime, entenderam ser melhor o Republicanos seguir independente. Continuamos trabalhando em parceria com os demais partidos, principalmente com aqueles que se alinham ao nosso manifesto político”, disse o líder.
Voo solo III
Com isso, há de se aguardar se vai haver ou não a federação entre Progressistas e União Brasil. No Espírito Santo, as legendas, comandadas por Da Vitória (Progressistas) e, futuramente, por Euclério Sampaio (MDB, mas a caminho do União Brasil), respectivamente, possuem boas relações e deverão endossar os movimentos liderados pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que tem como aposta, atualmente, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), para ser sucessor.
***
Interrogação I
Como destacado por esta coluna, o ponto de interrogação é o deputado federal Evair de Melo (Progressistas), que está unha e carne com o grupo do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), cotadíssimo para a disputa do Palácio Anchieta.
Interrogação II
Da Vitória, por sinal, mantém boas relações com o grupo de Casagrande e com o entourage de Pazolini. O deputado federal tem pretensões ambiciosas para o pleito de 2026.
***
E o PT? I
A prioridade geral do PT é a reeleição do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso implica em possíveis efeitos cascatas pelas unidades da federação. Assim, são especuladas diversas candidaturas a governos estaduais e uma delas é a do deputado federal Helder Salomão (PT), campeão de votos para a Câmara dos Deputados, em 2022.
E o PT? II
Porém, com polos que vão se formando no Espírito Santo, de um lado o do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), e do outro o do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), valeria a pena queimar cartucho com Helder, que demonstrou alta capilaridade para o Congresso? O PT, se não conseguir aglutinar grande número de partidos para essa majoritária, iria para esse esforço?
E o PT? III
Claro que conjunturas vão ser apresentadas, o que determinará os idos do PT no Espírito Santo. O que é certo é que a sigla seguirá com plano de reeleição de Fabiano Contarato (PT) no Senado e vai buscar formar chapa forte para a Câmara, com o intuito de manter as atuais duas cadeiras, hoje ocupadas por Helder e por Jack Rocha (PT). Um que já declarou que tem o desejo da disputa pela vaga de deputado federal é João Coser (PT), hoje deputado estadual.
E o PT? IV
A cereja do bolo é a discussão do Palácio Anchieta. E isso vai depender dos arranjos nacionais. A depender dos partidos que endossarem a candidatura de Lula, concessões podem ocorrer, como em 2022, quando Contarato recuou para fortalecer a candidatura de Casagrande.
E o PT? V
O desafio do PT, que ainda passa por eleições internas neste ano, é se manter fortalecido, batalhar contra o antipetismo, latente no Estado, e remar conforme a maré que vier de Brasília. Pode ser que as ondas sejam mais “tranquilas” e que permitam decisões mais suaves. Mas pode ser que alguém tenha de ir para o sacrifício, em nome do bem maior, que no caso petista é a reeleição de Lula. A ver.
***
Campanha da Fraternidade I
A abertura da Campanha da Fraternidade, no Ginásio Dom Bosco, promovida pela Arquidiocese de Vitória, no último dia 9, tocou em feridas ambientais do Espírito Santo e provocou momentos de reflexão, talvez até desconcertantes. A iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como tema, em 2025, “Fraternidade e Ecologia Integral”. Como de costume, a solenidade religiosa da Igreja Católica teve quórum qualificado de políticos, como o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos).
Campanha da Fraternidade II
A campanha tem sempre viés de chamar a atenção para problemas urgentes. Um dos primeiros pontos foi relacionado com o “Manifesto da Esperança: Não à privatização dos Parques Estaduais”, escrito pelo Padre Kelder Brandão, do Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica, e endossado pelo Arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Mezzari.
Campanha da Fraternidade III
O recado foi passado em frente a Casagrande, que tem o secretário Estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União Brasil), tocando processo de concessão de parques estaduais que é alvo de diversas polêmicas. O manifesto foi lido e, em dado momento, os fiéis que estavam presentes e que concordavam com o que estava escrito foram convidados a ficarem de pé. Todos ficaram, até o governador.
Campanha da Fraternidade IV
Arnaldinho, por sua vez, teve de lidar com a exposição, pelas pastorais, de problemas de meio ambiente como lixo urbano e enchente, o que causou espanto ao canela-verde e até um certo riso, segundo presentes. Já de Vitória, o problema alegado foi o pó preto e o desenvolvimento a qualquer custo.
***
Foto da semana
Solenidade, nessa quarta-feira (12), de inauguração do Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência e de entrega das reformas dos ginásios de ginástica e lutas da Sesport contou com a presença do campeão olímpico em Londres/2012 Arthur Zanetti, ginasta que competiu na modalidade de argolas. Ele subiu ao palco ao lado de Casagrande.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Desejamos um ótimo fim de semana!