Dólar Em alta
5,077
10 de maio de 2024
sexta-feira, 10 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Decisão do TSE suspende punição para eleitores que não votaram em 2020

Uma decisão do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, publicada nessa quinta-feira (21) suspendeu temporariamente as punições para os eleitores que deixaram de votar ou justificar em 2020.

De acordo com Barroso “a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas Eleições 2020, sobretudo àqueles em situação de maior vulnerabilidade, obstáculos para realizarem a justificativa eleitoral, inclusive em razão da dificuldade de obtenção de documentação comprobatória do impedimento para votar no caso de ausência às urnas por sintomas da Covid-19”.

A decisão provisória não retira a multa de R$ 3,51 para esses eleitores, porém, restabelece os seguinte direitos, mesmo sem a quitação com a Justiça Eleitoral:

  • obter passaporte ou carteira de identidade;
  • inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;
  • renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
  • receber remuneração de função ou emprego público;

A decisão tem validade até o dia 1º de fevereiro, quando o recesso forense se encerra. A partir do retorno das atividades do TSE, a decisão irá a Plenário, em que os demais ministros irão votar e manter ou revogar a Resolução.

Para o advogado eleitoral, Flávio Fabiano, trata-se de uma medida necessária e acertada “haja vista que os efeitos da pandemia são absurdos, em que centenas de milhares de vidas de brasileiros foram ceifadas, a economia parou, trabalhadores ficaram impedidos de trabalhar, o isolamento social foi medida de ordem”.

O especialista ainda afirmou que impedir os efeitos de uma punição para quem não votou, além de razoável e de bom senso, demonstra apreço à saúde sanitária de todos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas