A Câmara Municipal de Vitória aprovou o projeto de lei “Bike Legal”, de autoria do vereador Aylton Dadalto (Republicanos), que regulamenta o uso de bicicletas na capital capixaba. A iniciativa estabelece limites de velocidade, exige equipamentos obrigatórios como luzes, campainha e sinalização refletiva, e institui a Semana Municipal da Bike Legal durante o Maio Amarelo, com ações educativas voltadas para a segurança no trânsito.
“Nosso objetivo não é proibir, mas organizar o trânsito da nossa cidade”, afirmou o vereador. “O PL 144 complementa a legislação federal e propõe medidas adequadas à realidade de Vitória, visando melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança de todos”, afirma o parlamentar.
O projeto também cria o selo “Escola Cidadã”, que será concedido a instituições de ensino que promovam campanhas educativas sobre trânsito. Além disso, busca suprir lacunas na regulamentação das calçadas, promovendo uma convivência mais harmoniosa entre pedestres e ciclistas.
Vitória possui uma malha cicloviária de aproximadamente 70,71 quilômetros, composta por ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas. O sistema de bicicletas compartilhadas da cidade, o Bike Vitória, conta com 250 bicicletas adultas e 30 infantis, e recentemente comemorou a marca de 2 milhões de viagens realizadas.
Para discutir a segurança no trânsito e as novas medidas, será realizada uma audiência pública no dia 26 de maio, às 16h, no plenário da Câmara Municipal. Estarão presentes o diretor-presidente do Detran, o secretário de Segurança de Vitória e o comandante do Batalhão de Trânsito da cidade, entre outras autoridades.
“Agradeço imensamente a todos os vereadores pelo apoio e aprovação do projeto. Vamos continuar trabalhando para tornar o trânsito de Vitória mais seguro e eficiente”, concluiu Dadalto.










Boa tarde!
Realmente a PMV precisa urgente melhorar e aumentar as ciclovias, visto que em alguns trechos não temos demarcações para bicicletas, ciclomotores, patinetes etc.
Cada dia aumenta o número de usuários de BIKE/Patinete/ciclomotor, ficando perigoso o caminhar/correr no calçadão.
Eu e minha família presenciamos 02 acidentes, no domingo, envolvendo pedestres e bikes na Guarderia próximo ao Bob’s, trecho que não temos ciclofaixas e uma disputa grande por um pedaço da calçada. Neste espaço transitam pedestres, carrinhos de bebes, carrinhos de picolé, crianças, pet’s, ambulantes etc. proporcionando um maravilhoso lugar de lazer e propício a acidentes.
Parabéns pela iniciativa e Sucesso ao Vereador Aylton Dadalto, Vitória-ES merece pessoas inovadoras como o Senhor.
Att,
Vinicius Oliveira