Euclério repudia escola de samba de Cariacica com ala do MST

Entre as favoritas ao título de campeã do desfile das escolas de samba 2025, a Independentes de Boa Vista recebeu uma forte crítica no dia em que as notas dos jurados será anunciado. Nesta quarta-feira (26) o prefeito de Cariacica – cidade da agremiação -, Euclério Sampaio, emitiu nota de repúdio sobre a apresentação no último sábado (22).

A Boa Vista fez um desfile em homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado. E em uma de suas alas, a representação do Movimento Sem Terra (MST) – movimento que foi fotografado por Salgado em diversas oportunidades. O cotidiano de participantes do movimento foi retratado, por exemplo, no livro “Terra”, do fotógrafo.

Mas, na avaliação do prefeito Euclério, o movimento é criminoso, “que espalha terror e tristeza no campo”. A nota aponta ainda que a agremiação corre o risco de não ter repasse financeiro do município nos próximos anos.

O prefeito Euclério, evangélico, não foi ao desfile, mas a vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro (PSB), representou o município em diversas oportunidades e com lideranças da cidade desfilou na Boa Vista.

Com o enredo “Os Olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”. A história contada na avenida teve como fio condutor os detalhes e as histórias do Estado fotografado por Sebastião Salgado, uma figura icônica no mundo da fotografia, com experiências em mais de 120 países onde esteve para realizar seus projetos fotográficos. Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 8 de fevereiro de 1944, o fotógrafo veio para o Espírito Santo ainda novo e viveu parte de sua juventude em Vitória.

Reação

A Escola de Samba Independentes de Boa Vista informou que recebeu com atenção a Nota de Repúdio emitida pelo prefeito e esclareceu que “Sebastião Salgado passou três anos de sua vida junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizando o trabalho fotográfico retratado em sua obra, que aborda com sensibilidade as lutas e desafios dos trabalhadores rurais brasileiros”.

“A representação apresentada no desfile visou unicamente destacar esse aspecto importante da obra do fotógrafo, evidenciando a realidade de milhares de brasileiros e promovendo uma reflexão sobre o tema, sem qualquer conotação partidária ou política”, disse a Boa Vista por meio de sua assessoria.

Ainda segundo a nota, a Boa Vista tem como propósito principal o fomento à cultura e ao desenvolvimento social em nossa comunidade. Além de sua atuação no Carnaval, a escola disse que promove diversos projetos sociais, culturais e educativos que fortalecem os laços comunitários e geram oportunidades para crianças, jovens e adultos ao longo do ano.

“A Boa Vista também é responsável por gerar emprego e renda, movimentando a economia local e proporcionando oportunidades para muitos trabalhadores que atuam na confecção de fantasias, alegorias e em outras áreas relacionadas ao desfile. É com tristeza que a escola de samba Independente de Boa Vista, juntamente com seus componentes, desfilantes, torcedores, amantes do Carnaval e da cultura do nosso estado, recebeu a Nota de Repúdio. Sabemos do coração bom de Euclério, por isso, ficamos na expectativa de uma reversão desse posicionamento. A Boa Vista é um dos maiores expoentes da cultura do Espírito Santo, levando o nome de Cariacica para o Brasil e para o mundo. Reiteramos o respeito pela opinião do prefeito e reforçamos que o desfile buscou enaltecer a arte, a cultura e a história de um brasileiro que tanto orgulha o nosso país”.

Nota completa de Euclério:

“Venho a público me manifestar sobre a polêmica envolvendo o desfile da Independente de Boa Vista no Carnaval de Vitória. A partir deste ano, não faremos mais qualquer repasse à escola. Não compactuo com homenagens a movimentos criminosos, que espalham o terror e a tristeza no campo.

Quando nos apresentaram o projeto, a escola nos informou que faria uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado. Em nenhum momento nos informou que levaria para a avenida uma ala do MST.

Não participo do Carnaval e nosso objetivo enquanto prefeitura foi fomentar o movimento cultural de nossa cidade. Contudo, esse erro é inadmissível. Vamos responsabilizar a escola de forma cabível.”

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. É um grande ignorante, esse prefeito. Come alimentos que o MST planta sem agrotóxicos e não sabe que um dos trabalhos do internacionalmente conhecido fotógrafo,Sebastião Salgado foi feito nos acentamentos do MST. Falta cultura pra ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas