“Três animais expostos a esse tempo, a essa chuva. Eu estou aqui há meia hora e já estou ensopado e com frio. Imagina os cachorros que passaram a noite inteira assim, sem água e sem comida”. O relato é do delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), durante uma ação contra maus-tratos a animais no bairro Alzira Ramos, em Cariacica.
A equipe chegou até o local após denúncia de que cães estariam sendo mantidos em condições irregulares e de sofrimento em um imóvel localizado nas proximidades de uma chácara. No endereço, foram encontrados três cães sem raça definida (dois machos e uma fêmea), acorrentados com correntes de menos de meio metro, o que restringia completamente a mobilidade dos animais.
Segundo a Polícia Civil, os cães estavam expostos às intempéries, sem abrigo adequado, água ou alimento. Ainda conforme a constatação das equipes e relato do próprio tutor, os animais permaneceram durante toda a noite nessas condições, mesmo sob chuva e frio.
Durante a abordagem, o delegado questionou o tutor sobre a situação dos animais.
“Você acha que isso é normal? Você tem uma casa inteira para colocar o cachorro. Olha o estado do animal, todo trêmulo. Se eu colocar um pote de ração aqui, ele vai devorar. São 11h15 da manhã, os cachorros passaram a noite na chuva e não comeram?”, questionou
Diante dos fatos, o suspeito, de 59 anos, foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais e encaminhado ao Centro de Triagem, no Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa.
A ação foi realizada de forma conjunta pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Núcleo de Proteção Animal da DEPMA, com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.











