O motociclista responsável por realizar uma manobra arriscada que culminou com a morte de uma jovem de 18 anos foi preso nesta quarta-feira (11). Thearlly Feu Santana, de 20 anos, estava “dando grau” com uma moto, no bairro Santana, em Cariacica, quando perdeu o controle do veículo e se chocou contra um carro. Beatriz Santos da Silva, que estava na garupa, chegou a ser socorrida por uma ambulância mas morreu a caminho do hospital. O piloto, que não tem habilitação, foi autuado em flagrante por matar alguém na direção de veículo automotor.
Uma imagem de videomonitoramento mostra o momento que Thearlly passa com Beatriz na motocicleta. Mesmo com carros e outras motos na via, o motociclista empina o veículo realizando a manobra chamada popularmente de “dar grau”. Neste momento, o rapaz perde o controle, invade a contra mão e Beatriz cai da moto, se chocando violentamente contra o carro. Thearlly subiu em uma calçada, ainda na direção da motocicleta, e bateu contra a porta de um comércio.
A jovem e o companheiro chegaram a ser socorridos pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas Beatriz morreu a caminho do hospital. Já Thearlly foi levado ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE).
Infrações
De acordo com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), o motociclista não era habilitado e o licenciamento da moto estava vencido desde 2023. Além disso, o pneu dianteiro estava careca. Na ocasião, Thearlly foi multado por conduzir veículo automotor com o licenciamento vencido, não possuir CNH, mau estado de conservação do veículo, conduzir motocicleta equilibrando-se em uma roda, transitar pela contramão de direção com sentido duplo. A moto foi guinchada.
A Polícia Científica (PCIES) relatou que a vítima evoluiu para óbito na ambulância. O corpo da jovem foi encaminhado pelo SAMU para o Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica, em Vitória, para ser necropsiado e, em seguida , liberado para os familiares.
Segundo a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), o suspeito foi autuado em flagrante por matar alguém na direção de veículo automotor, realizando exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente em via pública. Assim que receber alta médica, será encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
Casal costumava “dar grau” e gravavam vídeos
A manobra realizada por Thearlly não foi um caso isolado na rotina do casal. Em ambas as redes sociais, Thearlly e Beatriz mostravam a pratica de empinar a moto. Em uma postagem no perfil de Beatriz, ela escreveu: “Você não tem medo de ‘dar Grau’ com seu namorado não?”. A publicação é seguida de uma imagem registrada por Beatriz na garupa da moto, enquanto Thearlly realiza a manobra proibida.
O rapaz também fez publicações em seu perfil. Em uma das fotos, o jovem aparece empinando a moto, mas desta vez, sozinho.
Em outra imagem, mais uma infração do casal. Thearlly e Beatriz estão na motocicleta sem o uso de capacete.
Outras prisões
Thearlly Feu Santana deu entrada ao sistema prisional nesta quarta-feira (11). O jovem estava em liberdade por meio do alvará de soltura desde maio de 2024.
De acordo com a Secretaria da Justiça (Sejus), Thearlly tem passagem por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo com entrada em 2023.