Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Confira as melhores dicas para iniciar uma alimentação saudável

Muitos temem quando o assunto é alimentação saudável, pois acreditam que irão iniciar um processo de sofrimento. Porém é exatamente o contrário e nós vamos te mostrar através de dicas infalíveis.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a alimentação saudável se baseia em três parâmetros: variedade, moderação e equilíbrio.

Tenha uma rotina alimentar

Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

Dê preferência a carboidratos integrais

Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos e raízes (como batata e mandioca) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Uma porção equivale a 1 pão francês integral ou 2 fatias de pão de forma integral ou 4 colheres de sopa de arroz..

Inclua frutas, legumes e verduras no seu cardápio

Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras e três porções ou mais de frutas. Uma porção de verduras = 3 colheres de sopa; de legumes = 2 colheres de sopa; e de frutas = 1 maçã média ou 1 banana ou 1 fatia média de mamão ou 1 laranja média, por exemplo.

Não tenha medo do arroz com feijão!

Você pode comer feijão com arroz todos os dias. Esse tradicional prato brasileiro é uma combinação saudável e completa de proteínas.

A proteína é importante para uma alimentação saudável

Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Recomenda-se retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação.

Escolha sempre gorduras boas

Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles sem gorduras trans.

Dê preferência a alimentos naturais

Evite os alimentos ultra processados, como refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas.

Cuidado com o sal

Diminua a quantidade de sal na comida e guarde o saleiro. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio), como hambúrguer, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

Confira as melhores dicas para iniciar uma alimentação saudável

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Pode Comer

Notícias Relacionadas