Dólar Em alta
5,189
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,189

EP.184 – Mitomania: o que leva o ser humano a mentir?

A definição clássica dos dicionários, “mentira” significa emitir algo falso, oposto à verdade, mesmo sabendo dela. Ou seja, é algo intencional, já que o mentiroso conhece a verdade, mas opta por falar outra versão dela.

Todas as pessoas já mentiram uma vez na vida. Se você disser que não, com certeza está mentindo. Pode ser aquela enganadinha para não magoar alguém, aquela falsa indisposição para faltar aula na escola u aquela dor de cabeça para furar um compromisso. O problema é quando essas mentiras ultrapassam o limite da lei e da saúde mental. Como diferenciar um loroteiro de um estelionatário e de um mitômano?

Para conversar com a gente sobre o assunto, convidamos o professor do Departamento de Psicologia da Ufes, Luis Francisco Espíndola Camargo. Luis é membro do grupo de pesquisa Psicanálise, clínica e laço social e tem experiência na área de psicologia clínica e psicanálise, atuando principalmente com psicanálise e ciência; psicanálise e biologia; psicanálise e lógica.

ES Ouve tem edição de Eduardo Couto, texto e produção de Carol Boueri, apresentação e direção de jornalismo de Danieleh Coutinho

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas