Dólar Em baixa
5,196
2 de maio de 2024
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,196

Lideranças discutem instalação de Estação Aduaneira em Barra de São Francisco

A instalação de um porto seco alfandegado em Barra de São Francisco, defendida pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), vai entrar na pauta do grande encontro de lideranças políticas e empresariais que acontecerá na próxima sexta-feira (5), no cerimonial Maanaim, na cidade do noroeste capixaba.

O secretário-executivo da Associação Noroeste dos Produtores de Rochas Ornamentais (ANPO), Mário Imbroisi, explicou que um processo sobre o porto seco já tramitou e foi autorizado pela Receita Federal, mas a “carta de autorização” tinha prazo de validade e venceu sem ser executada, por falta de apoio da municipalidade.

“Agora, é a hora de voltar com o assunto, pois há vontade política do gestor municipal e ambiente favorável. O questionamento feito pelo Ministério Público, que não chegou a impedir a autorização, era quanto à falta de segurança na rodovia. Agora, com esse trabalho pela duplicação da BR-381 e o projeto da ferrovia direto ao porto em São Mateus, tudo isso é um cheque ao portador”, disse Imbroisi.

Os portos secos são conhecidos como Estação Aduaneira do Interior (EADI) e são recintos alfandegados de uso público de zona secundária, nos quais são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem, e é estabelecido o controle aduaneiro através da Receita Federal.

O presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, destaca que a ideia é perfeita, tendo em vista que, na futura Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), a cidade de Barra de São Francisco terá uma Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC).

Capital Nacional do Granito

O prefeito Enivaldo dos Anjos vai propor no encontro de sexta-feira que Barra de São Francisco, que já é, desde 2012, a Capital Estadual do Granito (Lei 9.928/2012), seja declarada por lei federal como Capital Nacional do Granito. Para isso, programa uma série de medidas de incentivo para que o granito produzido na região já saia laminado e beneficiado.

“Isso agrega valor à mercadoria, gerando emprego e renda para a população, além de receita para os municípios onde são instaladas essas indústrias. Vamos também aperfeiçoar a fiscalização para garantir que todo granito que sair do município saia com nota fiscal emitida aqui”, disse o prefeito.

O prefeito Enivaldo dos Anjos será o anfitrião da reunião da próxima sexta-feira, às 10 horas, quando o CEO da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, vai atualizar as lideranças políticas e empresariais do Norte-Noroeste do Espírito Santo e do Leste e Nordeste de Minas, sobre os projetos do porto de São Mateus e da ferrovia EFMES, ambos a serem executados integralmente com recursos privados.

Na ocasião, será lançado um manifesto a ser levado ao Ministério da Infraestrutura, bem como aos governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, em favor da duplicação do trecho inicial da BR 381, entre São Mateus e Governador Valadares, num total aproximado de 300km. Atualmente, o Governo Federal já opera na duplicação entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas