Dólar Em alta
5,181
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,181

Vitória será ponto de partida em pesquisa sobre consumo de sal por crianças

A Ufes e o Ministério da Saúde iniciam, nesta segunda-feira (15), em Vitória, a coleta de dados para um projeto de pesquisa que visa estimar o consumo de sal por crianças e adolescentes no Brasil (projeto Kids-sal).

A capital capixaba foi escolhida para iniciar o estudo e criar um padrão de referência a ser estendido, posteriormente, para o restante do país, cabendo ao grupo de pesquisa em Epidemiologia das Doenças Crônicas, vinculado aos programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e em Ciências Fisiológicas da Ufes, o desenvolvimento do trabalho.

A previsão é que 720 crianças e adolescentes entre seis e 17 anos participem do estudo. Inicialmente, o recrutamento de voluntários será feito na rede municipal de Vitória, começando pela Escola Ceciliano Abel de Almeida, localizada em Itararé. Segundo o coordenador do projeto, professor José Geraldo Mill, cerca de 60 alunos já se inscreveram.

Os participantes farão uma série de exames na Clínica de Investigação Cardiovascular, anexa ao Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes), incluindo eletrocardiograma, controle de pressão arterial, composição corporal, entre outros.

Os hábitos alimentares de cada participante serão pesquisados por meio de questionários e, além disso, crianças e adolescentes vão passar por exames de sangue para dosagem de glicose, gorduras, vitaminas, ferro e outras substâncias.

“O ponto-chave do projeto é a coleta de toda a urina produzida por cada participante durante 24 horas. É esse dado que permitirá medir o consumo de sódio e potássio, além de fornecer outras informações importantes sobre o funcionamento dos rins, coração e outros órgãos”, informa Mill.

Ele acrescenta que “a dieta da população brasileira se caracteriza por ter um alto conteúdo de sódio e baixo de potássio, indicando uma dieta de baixa qualidade que predispõe ao aparecimento de várias doenças crônicas, incluindo hipertensão e obesidade”.

Recomendação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão de até dois gramas de sódio por dia, o equivalente a cinco gramas de sal de cozinha. Em pesquisa realizada pela Ufes na população adulta de Vitória, esse consumo foi maior do que dez gramas por dia. “A redução do consumo para valores próximos a sete gramas por dia foi acordada pelo Brasil perante a ONU em 2013”, lembra o professor.

A pesquisa conta com as parcerias da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), que está dando suporte administrativo para o desenvolvimento do projeto, e da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Vitória.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas