Dólar Em alta
5,185
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,185

Mudanças climáticas no Outono podem aumentar infecções respiratórias

A Fiocruz divulgou no final de março o Boletim Infogripe que apontou o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, jovens e adultos no cenário nacional.

O atual quadro é decorrente do crescimento, em diversos estados, de diferentes vírus respiratórios como influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus. A atualização mostra que 21 estados apresentam crescimento de SRAG na tendência de longo prazo, incluindo o Espírito Santo.

Também houve crescimento no Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

De acordo com a pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, com a chegada do outono, é crucial estar atento aos cuidados respiratórios, pois as mudanças climáticas típicas desta estação podem desencadear o aumento das infecções respiratórias.

“O outono traz consigo um clima mais seco e quedas de temperatura, condições que favorecem o surgimento das infecções respiratórias, como gripe, sinusite, rinite, bronquites e resfriados” alerta. Com o clima seco, a poeira suspensa no ar e acumulada é péssima para quem já sofre de algum tipo de alergia, e com a chegada do outono este fator só agrava o quadro.

“Além disso, é imprescindível manter-se hidratado durante todo o dia, pois a baixa umidade do ar pode causar ressecamento das vias respiratórias, tornando-as mais suscetíveis a infecções. Outro cuidado é com as roupas, nessa época mais fria é preciso retirar o que está guardado antes, e fazer uma boa limpeza e colocar ao sol justamente para evitar os ácaros no ar”, destaca a médica.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas