Dólar Em alta
5,163
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,163

Hucam recruta voluntários para pesquisa de novo medicamento para Hepatite B

A Hepatite B é uma doença causada por um vírus que ataca o fígado e pode ser transmitida de diferentes maneiras, como a prática sexual desprotegida, compartilhamento de seringas, lâminas de barbear e outros objetos semelhantes, além da transmissão de uma mãe infectada para o filho durante a gestação ou parto. Trata-se de uma doença que não tem cura, mas há tratamentos disponíveis através do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de diminuir seu avanço e as complicações causadas aos indivíduos infectados.

Neste sentido, uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Infectologia do Hospital
Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Ufes, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Hucam-Ufes/Ebserh), tem como finalidade disponibilizar um novo medicamento que aumente as chances de cura das pessoas com Hepatite B. Para isso, a pesquisadora responsável pelo estudo, Professora e Infectologista Tania Reuter, e a coordenadora médica, Rúbia Miossi, estão selecionando voluntários que possam fazer parte da pesquisa.

Podem se candidatar homens ou mulheres diagnosticadas com Hepatite B crônica há pelo menos 6 meses, que estejam tomando medicamento para doença de forma regular por igual período e com carga viral indetectável. Segundo Reuter e Miossi, os critérios para seleção serão avaliados por meio de exames de sangue.

Tânia Reuter, coordenadora do Centro de Infectologia desde 2002, explica que o estudo abrange 48 países, incluindo o Brasil, sendo coordenada pela Glaxo SmithKlein, GSK, indústria farmacêutica do Reino Unido. No Brasil, a coordenação do estudo é feita pela Fundação Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro, a Fiocruz. Ao todo são oito centros de pesquisas envolvidos na investigação, compreendendo as regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país.

No estado do Espírito Santo, serão selecionados 10 voluntários, número superior aos demais estados envolvidos, já que tem uma maior variedade de vírus da Hepatite B e ser um dos estados brasileiros média/alta frequência de pessoas contaminadas pelo vírus. Para ela, a pesquisa representa mais um avanço na busca pela cura desta doença. “Durante o estudo, os voluntários usarão o novo medicamento associado com a medicação regular do tratamento, com isso, nosso objetivo é acelerar a perda da partícula do vírus da hepatite B, HBsAg, que caracteriza a cura funcional para Hepatite B”, destacou.

Para ser voluntário

A seleção de voluntários está em andamento e segue até dia 25 de maio no Centro de Infectologia do Hucam-Ufes. Pacientes em tratamento e já assistidos pelo centro terão prioridade na seleção. A primeira fase do estudo, no qual os participantes farão uso do medicamento terá, terá duração de 24 semanas e posteriormente os pacientes voluntários terão acompanhamento especializado por dois anos.

Para ser voluntário de um estudo desta natureza, a pessoa tem a oportunidade de ter um acompanhamento mais constante com uma equipe especializada: “Esses voluntários terão oportunidade de participar do desenvolvimento de uma nova medicação que já tem evidências de boa resposta quanto à cura da Hepatite B e, desta forma, terão acesso ao medicamento em primeira mão”, acrescentaram as pesquisadoras.

Os interessados em participar do estudo podem entrar em contato com o Centro de Infectologia do Hucam pelo telefone (27) 99909-4077.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas