Dólar Em baixa
5,073
3 de maio de 2024
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,073

Estado com maior número de jovens e adultos com Síndrome de Edwards, ES recebe Conferência

A cidade de Vitória será sede da 2ª Conferência Nacional em prol da conscientização da Síndrome de Edwards. O evento acontecerá no dia 4 de maio, no Masterplace Mall, com inscrição gratuita e vagas limitadas.

Apesar da raridade da trissomia, a conscientização é necessária, e Vitória foi escolhida como sede do evento por estar no Estado que possui o maior número de jovens e adultos convivendo com a síndrome. O objetivo do encontro é aumentar a visibilidade da síndrome para conscientizar a população e ressaltar a importância do apoio psicoemocional às famílias.

A síndrome de Edwards, também conhecida como T18, é a segunda trissomia mais comum no mundo. É causada por uma alteração no cromossomo 18 que deveria possuir um par de cromossomos 18 mas nesses casos possui 3 cromossomos. Trata-se de casos raros e estudos apontam a maior probabilidade de ocorrer com mulheres que engravidam após os 35 anos.

O exame de ultrassom fetal pode sugerir alterações que são compatíveis com a síndrome, tais como: desenvolvimento muito lento ou atrasado ainda na barriga da mãe, defeitos cardíacos, renais e pulmonares, entre outros fatores. Os bebês que possuem a síndrome podem ser abortados espontaneamente durante a gestação ou serem natimortos, e, quando sobrevivem, tem uma taxa mortalidade muito alta devido as alterações anatômicas.

No evento terá uma mesa redonda com médicos e profissionais de diversas áreas, como geneticistas, neonatologistas, cardiologistas, ortopedistas e psicólogos, além do robô “Maria T21”, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Robótica e Tecnologia Assistiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O “pai” do robô que interage com crianças especiais de forma lúdica, João Panceri, é presença confirmada na conferência.

No final, “parabéns” aos aniversariantes. No dia 5 de maio, a organização do evento segue para o Parque da Vale para um piquenique com os participantes.

A associação que promove a conferência é a Síndrome do Amor. Fundada por Marília Castelo Branco em novembro de 2007, ela começou a ser idealizada bem antes, com a história de um bebê, nascido em Ribeirão Preto com a Síndrome de Edwards. Com uma doença genética rara e com expectativa de vida muito curta, o bebê Thales Castelo Branco Cassiano chegou numa família que jamais havia enfrentado qualquer problema de saúde.

O objetivo da associação é afastar o estigma de que tal trissomia é “incompatível com a vida” e incentivar o cuidado incondicional com base no acompanhamento de 2000 casos, além de promover encontros e abraços entre profissionais e famílias afetadas. Com 15 anos de trabalho efetivo, a entidade já chegou a todos os estados brasileiros e 11 países (famílias cadastradas em atendimento) . Mesmo tendo como início a Síndrome de Edwards, maioria dos casos que atende,  tem em seu cadastro mais de 130 doenças de origem genética.

O evento também contará com um quiosque de vendas de produtos relacionados a Síndrome de Edwards, com o fim de arrecadar fundos para continuidade da existência da Associação Síndrome do Amor.

As vagas para participar do evento são limitadas e é necessário realizar a inscrição no site sympla.com.br/sindromedoamor, para mais informações entrar em contato pelo email: [email protected], ou pelo WhatsApp (16) 98116-1520.

Serviço:

II Conferência Nacional da Síndrome de Edwards

Quando: 4 de maio de 2024

Horário: 9h às 17h

Onde: No auditório do Masterplace Mall, na Reta da Penha

Quanto: Gratuito (Mediante inscrição pelo site sympla.com.br/sindromedoamor)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas