Dólar Em baixa
5,073
4 de maio de 2024
sábado, 4 de maio de 2024

Vitória
30ºC

Dólar Em baixa
5,073

Efeito Cinderela: toxina falsificada traz risco para quem quer ter rosto dos sonhos

O Brasil é o segundo país que mais realiza procedimentos estéticos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A toxina botulínica ou botox – nome comercial – é uma substância muito utilizada quando a pessoa não quer fazer um procedimento cirúrgico, mas dar uns “retoques” na face. 

Além de estética facial, a toxina é muito usada para eliminar o suor excessivo que algumas pessoas têm nas mãos, axilas e pés, por exemplo. Mas este “milagre” está correndo risco. Isso porque algumas clínicas estão utilizando toxina falsificada.

Kelly Mendonça, biomédica especializada em estética avançada, explica que essa situação está no radar dos médicos. “Já é do nosso conhecimento que estão falsificando a toxina botulínica, principalmente o botox. É de um laboratório mais conhecido. Alguns pacientes estão questionando o prazo, porque é uma toxina que o seu organismo pode entender como uma agressão e criar anticorpos, como a vacina faz no nosso corpo”, disse. 

A especialista afirma que é preciso ter cautela para evitar prejuízo ao bolso e à saúde. “Os pacientes reclamam que o procedimento está dando um efeito ‘Cinderela’, ou seja, durando muito menos que o ideal, entre uma aplicação e outra. Não sabemos que produto estão utilizando no lugar da toxina. Sabemos que a empresa que tem a patente do produto é legal. O uso deste produto sem procedência pode causar botulismo e, nos Estados Unidos, alguns pacientes chegaram a ficar internados com complicações graves e correndo risco de morte. Os sintomas se assemelham ao botulismo”, ressaltou Kelly Mendonça. 

Efeito Cinderela: toxina falsificada traz risco para quem quer ter rosto dos sonhos
Foto: reprodução/web

Para a biomédica, o profissional que aplica a toxina deve se atentar ao comprar com duas situações que podem evitar prejuízo e complicações. 

“Eu peço que os profissionais tomem muito cuidado ao efetuarem a compra. Desconfie de produtos com preço abaixo da tabela, ou de outros locais de venda. A embalagem do laboratório que teve seu produto envolvido nessa falsificação, vem com um lacre como o de dinheiro, que os falsificadores não incluíram. Quanto aos pacientes que querem fazer o procedimento, tenham mais sobre o profissional. Hoje em dia, podemos acessar informações sobre o profissional da área que estamos interessados em contratar o serviço e saber se ele realmente está habilitado”, declarou. 

Kelly Mendonça ainda reforça que os profissionais estão mudando de marca para evitar essa situação, enquanto o lote com produtos falsificados não é retirado do mercado. “Estamos usando as outras marcas autorizadas a vender a toxina botulínica para garantir a qualidade do nosso trabalho e o bom resultado do paciente”, afirmou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas