Dólar Em baixa
5,071
3 de maio de 2024
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Vitória
31ºC

Dólar Em baixa
5,071

Doenças cardíacas: a importância da dieta e do estilo de vida na prevenção

As doenças cardíacas representam uma das principais causas de mortalidade global, afetando milhões de pessoas. No Brasil, estima-se que as doenças do coração foram responsáveis por aproximadamente 400 mil mortes, o que corresponde a cerca de 30% dos óbitos no país.

De acordo com o Dr. Diogo Barreto, coordenador do serviço de Cardiologia do Hospital Evangélico de Vila Velha, os fatores de risco, como hipertensão, colesterol alto, obesidade, tabagismo, falta de exercício físico e uma dieta pobre, são conhecidos por contribuir para o desenvolvimento de doenças.

“De maneira geral, esses fatores estão relacionados aos hábitos de vida. Desde sedentarismo, levando a sobrepeso, dieta inadequada, obesidade, dieta rica em consumo de gorduras e comidas ricas em sódio. O hábito de fumar, ingerir bebida alcoólica, ingestão de alimentos industrializados. Tudo isso forma a síndrome plurimetabólica, que é o maior fator de risco para doenças cardiovasculares e até mesmo óbitos por doenças cardiovasculares”, afirmou o cardiologista.

Doenças cardíacas: a importância da dieta e do estilo de vida na prevenção
Foto: Reprodução

Segundo a nutricionista Thamires Favato, as frituras, óleos vegetais (gordura refinados), os embutidos (ricos em gordura ruim e sódio), a gordura hidrogenada dos sorvetes e chocolates ao leite e os biscoitos são considerados vilões, pois contribuem com o acúmulo de gordura nas artérias e podem dificultar a passagem do sangue, aumentando assim o risco de infartos e AVC.

“Ter uma alimentação rica em gorduras boas, fibras e vitaminas e minerais favorecem a saúde e melhoram o funcionamento do coração. As castanhas, amendoins, sementes como a chia, considerada como uma gordura boa, que podem vir do azeite, vão contribuir com a saúde cardiovascular. Elas controlam o colesterol e são fontes de antioxidantes, que combatem a inflamação e protegem as células do coração. Além disso, também evitam o acúmulo de placa de gordura nas artérias”, disse a nutricionista.

Alimentos fontes em ômega 3, como peixe, castanhas, azeite, abacate e linhaça, também são recomendados para a saúde do coração. Frutas vermelhas e chocolate amargo também estão na lista dos alimentos que favorecem a saúde cardiovascular.

Além da dieta, o Dr. Diogo Barreto afirmou que o estilo de vida desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças cardíacas. “A prática regular de atividades físicas, a manutenção de um peso saudável, não fumar e controlar o estresse são medidas essenciais para a saúde do coração. Juntos, dieta e estilo de vida podem não apenas prevenir, mas também controlar as doenças cardíacas e melhorar a qualidade de vida”, concluiu o cardiologista.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas