Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Pescados e frutos do mar passam por fiscalização sanitária em Vitória

Os pescados vendidos no comércio de Vitória estarão na mira da Vigilância Sanitária (Visa) até próximo sábado (30), em meio a Semana Santa, período de maior consumo desses produtos.

A equipe de saúde estará em diversos locais coletando alimentos para análise microbiológica, reforçando as orientações sobre boas práticas de conservação e vistoriando comércios de pescados.

A ação, em parceria com o Núcleo Estadual de Vigilância Sanitária e com o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espirito Santo (Lacen/ES), está acontecendo no Mercado de peixes da Vila Rubim; na Praia do Suá, próximo ao Sebrae, em ferias livres, supermercados e pontos de venda de palmito in natura.

Dicas para compra de pescados e frutos do mar

“Pescados são muito sensíveis à deterioração, por isso o ideal é comprá-los o mais frescos possível e observar bastante a forma como foram conservados. Isso é necessário para evitar transtornos à saúde, uma vez que consumir esses alimentos de forma errada podem causar complicações à saúde do consumidor”, explica a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Maria de Lima.

Confira abaixo algumas dicas importantes para garantir tranquilidade e segurança na seleção dos alimentos usados para preparar as tradicionais refeições dessa data:

Peixes

Antes de comprar qualquer produto de origem animal observe as condições do estabelecimento e as condições de higiene dos manipuladores Verificar se os pescados estão protegidos do sol, poeira ou insetos e armazenados em equipamentos refrigerados ou cobertos com gelo. A exposição a temperaturas inadequadas pode acelerar a deterioração.

Evitar peixes já fracionados, a carne deve estar clara e brilhante, escamas intactas, evitar peixes com as brânquias opacas ou marrons e dar preferência para aqueles com brânquias rosas ou vermelhas. A textura da carne deve ser firme quando for pressionada, evite comprar quando estiver mole e esponjosa

Frutos do Mar

Para saber se o camarão está fresco verifique se a cauda está firme e se estão com cabeça. Lagostas, siris e caranguejos devem ser comprados vivos Mariscos, mexilhões e ostras precisam precisam apresentar conchas bem fechadas As lulas e polvos devem ter carne firme e pele brilhante.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas