Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

Nutricionista destaca os benefícios do chocolate para saúde

Com a Páscoa se aproximando, o chocolate se torna o protagonista da época, presente em ovos, bombons e diversas delícias. Mas você sabia que, além do sabor irresistível, o chocolate pode ser um aliado do bem-estar quando consumido com moderação?

Carolina Sousa, nutricionista, explica que o segredo está no cacau. “O chocolate amargo, com no mínimo 70% de cacau, é rico em flavonoides, poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, moléculas instáveis que podem danificar as células do nosso corpo”, afirma a especialista.

Ela afirma que diversos estudos científicos comprovam os benefícios do chocolate amargo para a saúde. Mas atenção: nem todo chocolate é igual. Carolina alerta que o chocolate ao leite e o chocolate branco, por exemplo, possuem menor teor de cacau e maior quantidade de açúcar e gordura, o que reduz seus benefícios.

Para aproveitar ao máximo as propriedades do chocolate nesta Páscoa, a professora nutricionista diz que o ideal é optar por chocolate amargo com no mínimo 70% de cacau. “Quanto maior o teor de cacau, mais benefícios você terá”, explica.

Uma porção diária de 30 gramas é suficiente para obter os benefícios. “É importante lembrar que o chocolate é um alimento calórico. Consumi-lo em excesso pode levar ao ganho de peso”, alerta a especialista.

Outra dica é combinar o hábito de comer chocolate com uma dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos. “O chocolate amargo não é um milagre. Para ter uma vida saudável, é preciso ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente”, finaliza Carolina Sousa.

Saiba os benefícios:

  • Melhora da saúde cardiovascular: os flavonoides promovem a vasodilatação, relaxando os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão arterial. Isso contribui para a prevenção de doenças cardíacas, como infartes e AVCs.
  • Função cerebral aprimorada: o fluxo sanguíneo cerebral é estimulado, impactando positivamente a memória, a concentração e a capacidade de aprendizado.
  • Redução do risco de diabetes tipo 2: o chocolate amargo pode auxiliar na regulação dos níveis de glicose no sangue, diminuindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
  • Prevenção de doenças neurodegenerativas: os flavonoides combatem o estresse oxidativo, protegendo as células do cérebro contra doenças como Alzheimer e Parkinson.
  • Melhora do humor: o chocolate amargo estimula a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores que regulam o humor e promovem sensação de bem-estar.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas