Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Vigilância ativa pode ser uma alternativa para casos de câncer de próstata

prostata-101508O tratamento mais invasivo, que envolve cirurgia e radioterapia, pode não ser a única opção para os homens que são diagnosticados com câncer de próstata. Casos de tumores menos graves ganham a possibilidade da vigilância ativa que, segundo o urologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Fernando Almeida, evita as sequelas comuns do método convencional de tratamento.

Como o próprio nome sugere, o método consiste na vigilância constante do tumor – isso envolve a realização de exames rotineiros de sangue, denominado Antígeno Prostáticos Específico (PSA), e biópsias anuais. Conforme o especialista, não há idade indicada para seguir com esse tratamento, porém, o paciente deve preencher requisitos, a fim de tornar a opção segura.

“A vigilância ativa pode ser feita em qualquer idade, desde que o tumor seja pequeno e pouco agressivo. Nestas condições, o tratamento torna-se viável e seguro, e evita as consequências mais comuns do tratamento invasivo, que são o surgimento de problemas urinários, como a incontinência urinária, o esvaziamento da bexiga e também a disfunção erétil”, explica.

Essa opção só é possível pelo fato de o câncer de próstata ter, em muitos casos, evolução lenta. Almeida ressalta que a vigilância ativa permite acompanhar a progressão do tumor, e somente indicar tratamento invasivo ao paciente quando necessário.

“O acompanhamento da doença faz com que o médico analise se o tumor está estabilizado ou progredindo. Quando está estabilizado, a vigilância é continuada, e assim evitando as sequelas de forma desnecessária. Caso progrida, entramos com a cirurgia ou radioterapia, de acordo com a necessidade”.

O urologista alerta para o diagnóstico precoce da doença, que aumenta as chances de cura. “Para conseguir detectar esse problema ainda em sua fase inicial, é indicado que homens com histórico familiar procurem um médico após 45 anos e, aos 50 anos, para quem não tem casos na família”, adverte o especialista.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas