Dólar Em baixa
5,167
26 de maio de 2024
domingo, 26 de maio de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,167

Deputados estaduais de ES e Minas se reúnem para debater impactos da lama no Rio Doce

Os debates sobre os impactos do rompimento da barragem de Fundão sobre a Bacia do Rio Doce, em novembro de 2015, continuam. Parlamentares capixabas e mineiros realizam encontro para conhecer o que tem sido realizado para a recuperação das áreas atingidas pelos rejeitos de mineração e formulação de novas propostas. O evento acontece nesta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A promoção é da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce), cuja atual presidente é a deputada capixaba Janete de Sá (PSB).

O convite é assinado pelo coordenador regional da Cipe Rio Doce por Minas, deputado Leleco Pimentel (PT), e pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB).

Participam antropólogos, advogados, procuradores de Estado, defensores públicos, sindicalistas, gestores ambientais, engenheiros e deputados. O evento começa às 9 horas e se encerra às 18. Veja a programação completa no final do texto.

O crime ambiental provocado pelo estouro da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), pertencente à Samarco, está prestes a completar oito anos e meio. Desde então, autoridades dos três níveis de governo, parlamentares e o movimento social, além dos atingidos diretamente pela calamidade, debatem e cobram dos responsáveis indenização e reparação socioeconômica e ambiental pela tragédia de Mariana.

Cipe Rio Doce

A Cipe Rio Doce foi criada em 1999 para promover o debate e propostas para o uso racional dos recursos hídricos da bacia do Rio Doce do Espírito Santo e Minas Gerais. É composta por cinco deputados de cada estado, com rodízio na presidência e vice – o mandato é de um ano. Atualmente, a presidente da comissão é a deputada Janete de Sá (PSB).

A bacia do Rio Doce engloba 30 municípios capixabas e 201 mineiros, em uma área geográfica de 84 mil km². Colatina e Linhares são as principais cidades banhadas pelo rio no território do Espírito Santo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas