Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

Nutricionista dá dicas de alimentação para participantes das romarias

A Romaria dos Homens é o evento mais esperado para os fiéis da padroeira do Espírito Santo. A cada ano, mais pessoas se unem a esse mar de gente para caminhar uma distância que sem o aditivo da fé, não seria possível.

Mas além do alimento espiritual, é preciso estar bem alimentado para a caminhada, respeitando seu ritmo. A nutricionista Luisa Simmer alerta que é preciso ter equilíbrio nesse momento.

“Para quem não está acostumado com o trajeto longo, a orientação é ir dentro do seu ritmo, sem exageros e dessa forma, ter uma alimentação equilibrada para essa finalidade, pode auxiliar. Para evitar câimbras, frutas como banana e abacate somadas às oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas, são uma boa opção por serem ricas em potássio, magnésio e selênio que auxiliam na prevenção das câimbras e fadigas que podem aparecer ao longo do percurso”, explicou.

Os romeiros costumam dizer que caminham nos primeiros quilômetros, mas a outra parte é a padroeira que os leva. Isso porque as pessoas, ao longo do trajeto, mostram muita disposição. Mas o que será que precisamos comer para ter essa energia toda?

“Para ter energia, a sugestão é manter refeições antes do evento, com carboidrato e proteína, por exemplo, macarrão com carne, arroz com frango, mantendo a salada, para evitar passar mal durante o percurso, por falta de energia”, disse a nutricionista.

Nutricionista dá dicas de alimentação para participantes das romarias
Foto: reprodução

A especialista afirma que nesse dia, em especial, é preciso se alimentar de forma mais cuidadosa. “Antes de eventos como esse é sempre importante manter uma alimentação equilibrada, evitando frituras, comidas mais pesadas como feijoada, dobradinha, pois podem atrapalhar, uma vez que quando consumimos esses alimentos, o nosso organismo se prepara para fazer a digestão e não em realizar um trajeto longo de corrida/caminhada e, assim, pode favorecer náusea, vômito, diarreia, o que não queremos”, ressalta.

Para Luisa, a palavra é equilíbrio, então nada de comer comida pesada nesse dia. “O ideal não é ir de estômago vazio, tampouco estômago cheio. Todavia, por se tratar de um percurso grande, é interessante ter alguns alimentos que podem auxiliar durante a romaria, como frutas, oleaginosas e a água. Depois da romaria, o ideal é fazer uma refeição completa, que seria por exemplo, arroz (carboidratos), salada (vegetais e legumes) e carne/ovos/tofu (proteína). Além desses cuidados, leve o principal, a fé e boa romaria”, declarou.

Depois de todo esse gasto calórico, é preciso repor toda a energia. “Após a romaria, o ideal é fazer uma refeição completa, que seria por exemplo, arroz (carboidratos), salada (vegetais e legumes) e carne/ovos/tofu (proteína)”, destacou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas