Dólar Em baixa
5,105
20 de maio de 2024
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,105

Faltas em consultas chega a 23% das marcações no norte capixaba

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de São Mateus, vai capacitar profissionais que atuam no cadastro de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Região Norte de Saúde, para reduzir a quantidade de faltas em consultas e exames, chamado de absenteísmo. As oficinas serão realizadas nos 14 municípios da região de Saúde, pelo Projeto de Gestão do Acesso à Saúde (PGAS).

Em 2023, as faltas de pacientes para as vagas disponibilizadas chegaram a 23% na Região Norte de Saúde. A meta é que os municípios consigam diminuir o índice de absenteísmo, de forma progressiva, para o percentual máximo de 10% a 12% ao ano, abaixo da média nacional, que é superior a 25% de não comparecimentos.

A supervisora do PGAS na região Norte, Valquíria Venturini, destacou que o não comparecimento dos usuários dos serviços de saúde acontece por diversos motivos e um deles é em função de cadastros incompletos. Dessa forma, o primeiro passo é auxiliar na revisão de todos os cadastros realizados pelas Unidades de Saúde.

“Um cadastro completo e efetivo auxilia na localização adequada do cidadão. Nessas capacitações, pedimos que os municípios revisem os cadastros e enviem a atualização até o final de maio. O objetivo é diminuir o absenteísmo e otimizar os recursos da saúde, por meio da melhoria dos níveis dos cadastros”, informou a supervisora.

Esses cadastros, além do nome completo do usuário, devem constar o nome da mãe, data de nascimento, gênero, raça/cor, documentos de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), telefones de contato, endereço completo e a Unidade de Saúde de referência. Quando os dados estão atualizados, o agendamento de exames, consultas e remanejamentos fica mais fácil e a marcação mais efetiva.

Qualificação

As capacitações são voltadas para servidores que trabalham nas recepções das UBS e para as coordenações da Atenção Primária à Saúde (APS) em cada cidade. Os municípios de Conceição da Barra e Pedro Canário foram os primeiros a participar, no início de fevereiro.

Já as próximas oficinas acontecem até 4 de março. Os treinamentos também acontecerão nas demais regiões de saúde do Estado.

A coordenadora do PGAS, Samilla Figueira, explicou que a revisão dos cadastros é uma das ações do projeto para o combate ao absenteísmo e que, após essa etapa, outras medidas serão adotadas em conjunto com os municípios. “Nós iremos tratar com os municípios as demais causas dessas faltas, buscando a queda gradativa dos índices municipais e regionais”, pontuou.

Entre outras causas para as faltas, Samilla citou pacientes que não são avisados em tempo hábil para comparecer ao atendimento; que não têm com quem deixar seus filhos; e também aqueles que não conseguem liberação no trabalho.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas