Dólar Em alta
5,077
12 de maio de 2024
domingo, 12 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Servidores que prestam serviços nas ruas da GV recebem cuidados durante pandemia

Servidores que prestam serviços nas ruas da GV recebem cuidados durante pandemia
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória

Nesta pandemia todos os cuidados são válidos, principalmente para aqueles que têm contato direto com pessoas, como profissionais da saúde e servidores públicos que trabalham dando assistência a pessoas de situação de rua que não fazem parte do isolamento social.

Nesses locais o risco de contágio é grande, por conta das condições de vida que essas pessoas se encontram como higiene em condições precárias e também a exposição sem equipamentos para prevenção de contágio.

Para esses servidores o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são indispensáveis para a segurança e prevenção, pois a chance de contágio com a falta desses materiais é grande .

Além dos próprios servidores que trabalham com essa assistência social, os locais que abrigam as pessoas de situação de rua também precisam de cuidados e atenção.

Segundo a Secretaria de Assistência Social de Cariacica, os serviços destinados à população em situação de rua estão mantidos em todo o município. A escala diurna funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, motorista e equipe técnica munidos com álcool em gel, luvas e máscaras descartáveis. A escala noturna funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h e finais de semana e feriados das 8h às 16h.

No abrigo para a população em situação de rua foi intensificada a higienização do espaço físico, orientado acerca da diminuição de saída dos acolhidos em virtude da contenção do Covid-19, ofertados álcool em gel antisséptico, água, máscaras de proteção, copos descartáveis, sabão e papel toalha para os usuários bem como para a equipe técnica. Há áreas de ventilação externa, ventiladores e aparelhos de ar condicionado que facilitam a circulação do ar para lugares fechados.

Confira ações de outras secretarias da Grande Vitória

Secretaria Assistência Social da Serra

Diariamente todos os profissionais que atuam nos serviços de atendimento a moradores em situação de rua no município estão preenchendo um protocolo on-line de monitoramento, que é acompanhado e avaliado pela gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A secretaria adaptou todo o serviço à realidade da pandemia do novo Coronavírus. Todos os profissionais estão utilizando equipamentos de proteção individual, bem como realizando todos os procedimentos de higienização e profilaxia orientados pelas autoridades sanitárias.

Secretária de Assistência Social de Vila Vela

A Secretária Municipal de Assistência Social de Vila Velha, Ana Cláudia Simões, informou que os profissionais que fazem trabalho de assistência social nas ruas têm recebido orientações. “Orientações e entregas de EPIs, álcool em gel estão sendo disponibilizados para estes profissionais”. Além disso, houve uma portaria para evitar aglomeração, uma escala foi construída e divida em trabalhos administrativos e assistência em ruas e aqueles em grupo de risco trabalham em modo Home Office.

Secretaria de Assistência Social de Vitória

Subsecretária de Proteção Social Especial, Anabel Araújo Gomes Pereira informou que desde o inicio da pandemia a busca de informações e orientações para prevenções foram feitas, fazendo assim uma organização para preparo das equipes. “A partir deste momento começamos a disponibilizar as orientações, dando capacitação para nossos funcionários, EPIs, álcool em gel, foram distribuídos para todas as equipes para que o trabalho de rua seja desenvolvido.“

Além disso, todos os funcionários que apresentam risco foram para o Home Office e outros grupos foram dividi-os em equipes por plantão para que esses funcionários não estejam sempre na linha de frente.

Secretária de Assistência Social de Viana

No Município de Viana oferecemos o Serviço Especializado de Abordagem Social – SEAS, e estamos seguindo o protocolo de utilização de máscaras e álcool pela Equipe de Referência, e entrega de sabonete líquido ou álcool gel para a população em situação de rua fazer a higienização. Não houve contaminação da Equipe de Referência, como também não houve casos de contaminação da população em situação de rua.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas