Dólar Em alta
5,077
12 de maio de 2024
domingo, 12 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Casos de suspeitas de leptospirose são levantados no sul do ES

Casos de suspeitas de leptospirose são levantados no sul do ES
— Foto: Helio Filho/Secom-ES

As consequências das chuvas, que dão uma trégua no sul do Espírito Santo, já começam a se apresentar. Além dos danos às moradias e comércios de Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves e diversos outros municípios, agricultores tiveram suas lavouras prejudicadas. O ecossistema sofreu alteração devido às enxurradas que percorreram as cidades.

Segundo o coordenador do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), Enderson Barreto, essas mudanças no ecossistema podem levar ao aparecimento e maior incidência de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos. “Nosso papel durante desastres como este é fornecer suprimentos e atuar na imunização dos animais. Utilizamos a vacina contra raiva e também a V10, que protege contra outras doenças”, explica Barreto.

O Governo do Estado forneceu cerca de 500 doses de vacina antirrábica, e o grupo conseguiu por meio de recursos próprios, mais vacinas. Nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Iconha e Vargem Alta já foram vacinados 710 animais com a antirrábica, e cerca de 1000 com a V10. A vacina V5, destinada a imunização de gatos para outras doenças além da raiva, não é fornecida.

Casos de suspeitas de leptospirose são levantados no sul do ES
Foto: Divulgação/GRAD

Segundo o coordenador do GRAD, estima-se que cerca de 2 mil animais tenham sido diretamente afetados pelas enchentes na cidade de Vargem Alta, município que a equipe de resgate atendeu na última segunda (27). Este número compreende animais que tenham entrado em contato com a água barrenta, ficado sem alimento ou tenham sido soterrados.

As secretarias de Saúde de Alfredo Chaves e Castelo disseram não terem casos detectados de leptospirose e raiva, mas que estão em alerta a sinais e sintomas que possam surgir. A Vigilância Sanitária de Vargem Alta levanta 10 casos de suspeita da doença em humanos, mas aguardam o resultado de exames. As prefeituras de Iconha, Iúna, Cachoeiro de Itapemirim e Conceição do Castelo não responderam. Casos de raiva e leptospirose em animais ainda não foram confirmados no estado.

Casos de suspeitas de leptospirose são levantados no sul do ES
Animais também sofreram com as enchentes no sul do ES (Crédito: Kevin Barboza)

Leptospirose e raiva são doenças sérias, e precisam de tratamento. A recomendação é de evitar contato com a água contaminada, e procurar um posto de saúde ou levar o animal a um veterinário caso haja sintomas. A leptospirose apresenta vômito, urina escura (cor preta), perda de apetite, febre, úlceras orais e icterícia (cor amarelada nas mucosas e pele).

Já a raiva leva a mal-estar, pequeno aumento de temperatura, irritabilidade, sensação de angústia, náuseas, dores de cabeça dentre outros.

Caso esteja em alguma área de risco junto de animais, é preferível que o tutor ou responsável leve o bicho em caixa de transporte ou coleira junto de si para um local seguro.

Abandonar o animal não é recomendável. Se não for possível o transporte, deixar comida em local alto, assim o bicho correrá menos riscos até um possível retorno do tutor ou resgate.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas