Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Motoristas são orientados sobre funcionamento da Linha Verde

WhatsApp Image 2018-03-12 at 09.55.29 (1)
Equipe da Prefeitura de Vitória está planfletando em pontos diferentes da capital, para que os motoristas esclareçam dúvidas e sejam orientados sobre o funcionamento da Linha Verde. Foto: Thais Rossi

A Linha Verde, faixa exclusiva para tráfego de ônibus, transporte escolar e particular (excursão e turismo), micro-ônibus, táxis e também vans, começou a funcionar nesta segunda-feira (12), na Avenida Dante Michelini, em Vitória. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. Serão 4 km, com 16 de câmeras de fiscalização e, por enquanto, os motoristas que passarem por ela serão orientados sobre o uso via nesse e em outros pontos da capital, sem aplicação de multa.

O secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, informou que a previsão é que as multas comecem em 30 dias. Ainda não há uma data específica, mas o ideal é que os motoristas de carro e moto já não passem pela Linha Verde. Para isso, uma equipe da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), vai estar planfletando ao longo do mês, para orientá-los sobre o funcionamento.

“Temos uma Linha Verde funcionando na Av. Desembargador Santos Neves, para acessar a Reta da Penha e a Dukla de Aguiar, em direção à terceira ponte. E aqui estamos implantando o primeiro grande trecho, de quase 4 km de faixa exclusiva. A equipe de educação para o trânsito vai estar atuando durante pelo menos 30 dias apenas em caráter educativo. Nesse período, nem as câmeras e nem a Guarda Municipal vão estar multando os motoristas que por venturam desconheçam a linha verde e que a acessem. Eles serão orientados sobre funcionamento e horários, para que, após isso, comecemos a funcionar com as câmeras em autuação”.

WhatsApp Image 2018-03-12 at 09.55.30Segundo o secretário, a equipe educativa vai atuar em horários alternados ao longo do dia. A previsão é que eles voltem ainda hoje a Av. Dante Michelini no horário de pico. Ele explicou que o objetivo da Linha Verde é gerar mais agilidade no transporte coletivo.

“Nenhuma grande cidade do mundo conseguiu resolver seus problemas de mobilidade investindo no transporte individual. Se você for a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e outras grandes cidades do mundo, todas trabalham com a ideia de faixa exclusiva, priorizando o transporte coletivo. Esse é o foco e modelo que estamos adotando. Não estamos inventando a roda, na verdade copiando o que outras cidades do mundo já fazem”.

Hoffmann explicou também que a Linha Verde está em processo adaptativo. Por enquanto, ela vai funcionar apenas do lado direito da via, no sentido Camburi. “Queremos que seja um processo lento e adaptativo para as pessoas. Estamos com esse trecho implantando, vamos esperar ele funcionar, ver que aperfeiçoamentos precisam ser feitos e, a partir dele funcionando e consolidado, partimos para implantar em outros trechos”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas