Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Projeto vai reduzir pena de presos através da leitura no ES

Foto: TJES
Foto: TJES

Foi lançado na segunda-feira (04) o projeto “Virando a Página” que visa à remição de pena dos presos capixabas por meio do estímulo à leitura. Anualmente, os presos poderão diminuir até 48 dias de pena, com a leitura de 12 livros, sendo um por mês. Inicialmente, serão atendidos os apenados da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV). Entretanto, o objetivo é estender o projeto a todas as unidades do Espírito Santo.

Segundo a Juíza de Direito Patrícia Faroni, titular da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, a iniciativa segue recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que indica e traz orientações para os Juízes utilizarem a leitura de livros na redução de pena de internos do sistema prisional.

A magistrada destaca, também, que o projeto trará capacitação para os presos e que a ideia é expandir para o regime fechado e para os presos em situação provisória. “Precisamos arrumar ferramentas de ressocializar os internos, dar uma oportunidade para que, ao sair da unidade, estejam preparados para encarar o mundo de outra forma”, completou a Juíza.

Para a coordenadora do NEPE, a Defensora Pública Roberta Ferraz, foram analisados todos os apenados e 100 deles foram pré-selecionados, com base em critérios como penas mais longas e direito de progressão de penas mais distantes. “Além deste critério, foi utilizado o critério de quem não está estudando ou trabalhando na unidade, já que a remição pela leitura visa suprir a ausência de vagas de estudo e trabalho”, afirmou a Defensora Pública.

Dos 100 pré-selecionados, 40 internos foram escolhidos para participarem da aula inaugural. Com as dinâmicas que serão aplicadas, vinte serão escolhidos e formarão a turma piloto.

De acordo com o Professor Antonio Alves de Almeida, responsável pelas aulas e avaliações, o primeiro livro escolhido para que os internos façam a leitura, é “O Pequeno Príncipe”, escrito por Antoine de Saint-Exupéry. “É um livro que todos devem ler, descobrimos coisas novas todas as vezes que lemos. Ele mexe com nossa sensibilidade e traz diversas reflexões”, afirmou o professor.

Os participantes têm 30 dias para ler o livro e produzir, manualmente, uma resenha sobre a obra. Após esse prazo, uma comissão, formada principalmente pelo professor e seus alunos, avaliam o texto e o entendimento que os internos tiveram da obra, sendo necessário que o interno obtenha o mínimo de 60% da avaliação para que consiga a remição de 04 dias de pena daquele mês.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas