Por que algumas pessoas têm a sensação de que sempre acabam cercadas por relações difíceis, desgastantes ou emocionalmente complicadas? Esse é o tema abordado pela psicóloga Maria Rita Sales no quadro Escolhas, Decisões e Emoções, da Rádio ES Hoje.
Maria Rita convida os ouvintes a refletirem sobre os padrões que repetem nas relações e a importância de estabelecer limites sem abrir mão da empatia e do cuidado com o outro.
“Talvez a pergunta mais madura não seja: por que só aparece gente difícil na minha vida? Talvez a pergunta seja: por que eu permaneço em relações nas quais eu desapareço?”, provoca a psicóloga.
Ela explica que muitas pessoas aprendem desde cedo a assumir o papel de quem acolhe, organiza conflitos e carrega os problemas alheios, o que pode levar ao esgotamento emocional. A especialista também diferencia acolher de carregar e destaca que o amor próprio não é egoísmo, mas uma forma de responsabilidade consigo mesmo.
“Colocar limite não é falta de amor, de jeito nenhum. Muitas vezes é o primeiro gesto de amor próprio”, afirma.
Ouça a reflexão completa:









