Merendeira de Aracruz conquista segundo lugar nacional em prêmio da alimentação escolar indígena

A merendeira Francieli Vitoriano da Silva, da Escola Municipal Pluridocente Indígena (Empi) Irajá, em Aracruz, conquistou o segundo lugar na categoria Indígena do Prêmio PNAE 2026, reconhecimento nacional voltado à valorização da alimentação escolar. A premiação foi entregue nesta terça-feira (23), durante cerimônia realizada em Brasília, que reuniu representantes da educação e da alimentação escolar de todo o país.

Representando o município, Francieli recebeu a homenagem ao lado da gerente do setor de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Elyne Mara Devens Costalonga. A conquista foi resultado da participação no reality show “Escola de Sabores”, iniciativa que reuniu os 30 finalistas de comunidades tradicionais de diferentes regiões do Brasil para destacar receitas servidas na merenda escolar.

Entre os participantes, Francieli ficou entre os seis melhores colocados da competição e garantiu o segundo lugar na categoria Indígena com um prato composto por aipim com frango acompanhado de tapioca crocante, receita servida regularmente aos estudantes da escola onde trabalha.

“Escolhi esse prato porque ele representa muito a nossa cultura do território tupinikim-guarani”, afirmou a merendeira.

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Rosângela “Janja” Lula da Silva, embaixadora da Alimentação Escolar pelo Ministério da Educação (MEC), do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, além de representantes do MEC e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo Elyne Mara Devens Costalonga, o reconhecimento reforça o trabalho desenvolvido pelo município na gestão da alimentação escolar.

“Participar deste evento de premiação foi de grande importância. São momentos como este que fortalecem a gestão do PNAE em nosso município. É gratificante ver Aracruz sendo reconhecida e nossa merendeira sendo valorizada. Nossa administração sempre valorizou a merenda escolar, e fomos escolhidos pelo bom êxito na gestão desse programa”, declarou.

Além da entrega do prêmio, o evento promoveu outras premiações voltadas ao fortalecimento da alimentação escolar, como os reconhecimentos ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE), à Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, ao CECANE UFT, às Melhores Receitas da Alimentação Escolar e ao Instituto Federal de São Paulo. A programação também incluiu palestras e relatos de experiências sobre temas relacionados ao combate à má nutrição, educação alimentar e o futuro da alimentação escolar brasileira.

Francieli destacou que a participação proporcionou a troca de experiências com profissionais de diferentes regiões do país.

“Tive o privilégio de conhecer diversos especialistas e profissionais que compartilharam suas experiências. Eles mostraram seus desafios e caminhos que nos ajudarão a termos uma alimentação escolar cada vez mais reconhecida. Sem dúvida a valorização dessas boas práticas irá nos fortalecer ainda mais. A educação alimentar e nutricional é algo fundamental para o sucesso de nossos estudantes, e esse prêmio é para cada um deles”, afirmou.

O Prêmio PNAE é considerado um dos principais reconhecimentos nacionais voltados à alimentação escolar e reúne profissionais responsáveis pela execução e fortalecimento do programa em todo o país.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas