O município de Irupi, na região do Caparaó, passou a integrar oficialmente o Calendário Oficial de Eventos do Espírito Santo. A partir da Lei Estadual nº 12.862/2026, promulgada pela Assembleia Legislativa, o município também se tornará, de forma simbólica, a sede do Governo do Estado em 16 de setembro, data em que comemora sua emancipação política.
A legislação determina que, anualmente, o governador transfira simbolicamente a sede do Poder Executivo para Irupi, onde deverá praticar atos oficiais que assinalem a presença do governo no município durante as comemorações do aniversário de emancipação política.
A norma foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (União), após o governador não se manifestar sobre o projeto dentro do prazo constitucional de 15 dias, conforme prevê o artigo 66 da Constituição Estadual.
A lei teve origem no Projeto de Lei nº 335/2024, de autoria do deputado Coronel Weliton (DC). Na justificativa da proposta, o parlamentar afirma que a iniciativa representa um reconhecimento à relevância do município para o Espírito Santo.
“Transferir de forma simbólica a capital estadual para o município de Irupi no dia 16 de setembro de cada ano é um meio de proporcionar a este município a possibilidade de reviver momentos históricos. Ademais, é uma forma de reconhecimento da grandeza e importância deste município para o Estado do Espírito Santo”, destaca o deputado.
Emancipado politicamente em 1991, Irupi é conhecido pela produção de cafés especiais e pelo potencial turístico, com atrativos ligados às montanhas, cachoeiras, gastronomia e trilhas. Com a nova legislação, o município passa a integrar oficialmente o calendário de eventos do Estado e terá sua data comemorativa marcada, todos os anos, pela transferência simbólica da sede do governo capixaba.









