Dólar Em alta
5,355
13 de junho de 2024
quinta-feira, 13 de junho de 2024
Vitória
24ºC
Dólar Em alta
5,355

Santo do pau oco: entenda a história que virou enredo de novela

Uma imagem de santo carregada no colo como um filho recém-nascido. Devoção? Até poderia ser, mas não é. Dentro desse santinho tem uma Turmalina Paraíba, pedra preciosa descoberta em 1980, de cor verde azulada e muito, muito cara.

O enredo da trama da novela das 18h chama a atenção para uma curiosidade. Esse santo é do pau oco! Isso mesmo, um dito popular muito usado para expressar pessoas que tentam ser de um jeito, mas na verdade, são bem diferentes.

Edebrande Cavalieri é doutor em Ciências da Religião e explica para nós de onde vem frase. “Santo do pau oco é uma expressão brasileira do período colonial, ciclo do ouro e mineração. Toda a produção deveria ser controlada para a cobrança dos impostos, especialmente o quinto real (20%)”.

Segundo Cavalieri, os trabalhadores das minas, vivendo numa região de muitas devoções religiosas, com muitos santos esculpidos em madeira, passaram a usar essas imagens, ocas por dentro, para contrabandear ouro e pedras preciosas. “Nunca se transportou tanta imagem de santo no trajeto de Minas Gerais ao Rio de Janeiro. As imagens eram recheadas de minerais preciosos”, explicou.

A Turmalina Paraíba é encontrada em dois lugares no Brasil, na Paraíba e no Rio Grande do Norte e em outros dois lugares do Continente africano, Nigéria e Moçambique. Curiosamente, a Nigéria antes do fenômeno Pangeia que separou a massa de terra em continentes, estava próxima da região brasileira, que produz a gema.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas