Dólar Em baixa
5,073
3 de maio de 2024
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,073

Morre o jornalista e sindicalista Edilson Lenk

Morreu, nesta terça-feira (23), aos 56 anos, vítima de câncer, o jornalista e diretor do Sindicato (Sindijornalistas-ES), Edilson Lenk.

Responsável pela comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT-ES) por 21 anos (1996/2017), o jornalista ficou conhecido pelo apelido “Edilson da CUT”. Ele deixou o Sindicato após a reforma trabalhista no governo Michel Temer, que forçou entidades e centrais sindicais a promoverem uma radical redução nos custos.

“Sou uma das vítimas do duro ataque por que passa a classe trabalhadora brasileira em todos os aspectos. O golpe não deixaria a organização da classe ilesa”, escreveu Lenk à época, nas suas redes sociais, para comunicar sua saída da CUT.

“Edilson, grande amigo e companheiro de tantas lutas, sempre militou no campo da esquerda, contribuiu grandemente para a construção do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo e da CUT/ES e participou ativamente dos movimentos sindical e social e das batalhas pela construção e preservação de direitos trabalhistas e pela ampliação do campo democrático neste país”, Sindijornalistas.

Lenk dividia a dedicação à imprensa sindical com a militância às múltiplas causas culturais e sociais do Centro de Vitória. “Era um entusiasta das políticas e projetos de revitalização do Centro”, diz a CUT-ES.

Em 2017, recebeu da Assembleia Legislativa o título de Cidadão Espírito-Santense. Boêmio profissional, bem-humorado e autor de divertidas tiradas autorreferentes, costumava se apresentar a desconhecidos nos bares como “Edilson que o povo gosta”.

Há pouco mais de um ano, Lenk lutava contra um câncer. “A direção da CUT ES, em nome de seus sindicatos filiados, se solidariza com a dor dos parentes e amigos do companheiro Lenk, ao mesmo tempo em que deseja conforto no coração de cada um, na certeza de que a vida desse grande jornalista e a dedicação ao jornalismo sindical e à luta dos trabalhadores não foi em vão. Ao contrário, plantou sementes”.

O velório de Edilson Lenk será na localidade de Rosca Seca, município de Aimorés, em Minas Gerais, nesta terça. O sepultamento será em São Sebastião da Vala, no mesmo município.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas