A Comissão de Segurança, presidida pelo deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PL), realizou visita ao Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), nessa segunda-feira (11), e constatou celas com o dobro da capacidade de internos.
Na última quarta-feira (6), seis detentos, com passagens que vão de tráfico de drogas a homicídios, fugiram da unidade da Serra. O presidente do colegiado analisou a superlotação e a baixa do efetivo como fatores que levaram a essa fuga.
“Temos uma unidade que tem capacidade para 548 internos, mas abriga 949. Por lá há mais do que o dobro de pessoas que o presídio comporta, com celas que deveriam ter quatro presos, mas que tem nove. Lamentavelmente, fugas e tentativas têm ocorrido. No último domingo (10), mais oito tentaram sair da prisão. Temos pouquíssimos servidores trabalhando e, por questões de segurança, não podemos expor”, explicou o parlamentar.
De acordo com relatos dos servidores para o colegiado, 22 policiais penais do CDPS foram transferidos para a recém-inaugurada Penitenciária Estadual de Vila Velha VI (PEVV VI), de onde fugiram sete detentos nessa segunda-feira (11).
“É um problema crônico do sistema. A PEVV VI, que tem capacidade para 862 pessoas, já nasceu superlotada, com 1.595 internos presentes”, disse o presidente da Comissão de Segurança.
Bahiense afirmou que está dialogando com a Secretaria de Estado da Justiça para que sejam tomadas providências para a proteção dos servidores e da população.
A Secretaria da Justiça (Sejus) ressalta que mantém efetivo proporcional nas unidades prisionais para garantir a segurança das operações. As transferências seguem critérios técnicos e de necessidade.
“A Secretaria tem atuado para ampliar o número de servidores em todo o Estado. Para isso, está em andamento o concurso público, com a oferta de 600 vagas, mais cadastro de reserva. Além disso, também está em curso o processo seletivo para seleção de inspetor penitenciário em designação temporária”, informou em nota.
A Secretaria da Justiça (Sejus) informa também que buscas foram realizadas nas imediações do Complexo de Xuri, mas não houve recaptura, até o momento. Uma investigação minuciosa irá apurar as circunstância da fuga.
A ocorrência foi registrada junto às autoridades policiais e Poder Judiciário. As buscas pelos foragidos continuam, com atuação do corpo operacional da secretaria, unidades especializadas e levantamentos da Subsecretaria de Estado de Inteligência Prisional. A corregedoria da Sejus também acompanha o caso.









