Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Estado deve ter internet de alta velocidade até 2018, diz Ministro das Comunicações

Redação Multimídia ESHOJE

_cid_part1_05030009_09050101_comunicacoes_gov-162446Atualmente, a abrangência da internet nos municípios do Espírito Santo chega as 45%. O objetivo, até 2018, é garantir que todo o estado tenha acesso a conexão de alta velocidade. Na manhã desta quarta-feira (20), o ministro das Comunicações, André Figueiredo, se reuniu com o governador Paulo Hartung e empresários do setor para discutir sobre o plano de expansão de internet. O encontro aconteceu no Palácio Anchieta, no centro de Vitória.
O ministro revelou que o Espírito Santo deve ser o estado pioneiro em um projeto do Governo Federal que pretende implantar fibra óptica para conexão de internet em todos os estados brasileiros.
“O objetivo do Ministério é garantir que 100% dos municípios capixabas tenham acesso à conexão de alta velocidade até 2018. Hoje, a abrangência chega a 45%”, afirmou o ministro, que estava acompanhado do deputado federal, Sérgio Vidigal.
O projeto faz parte de um trabalho social que irá apostar no ensino digital como artifício na diminuição do índice de desigualdade do país. De acordo com o projeto, os capixabas dos 78 municípios vão ter acesso à internet banda larga na própria residência. Alguns espaços públicos também devem ser inclusos na cobertura.
“É um ano de muitos desafios. Existe uma grande disposição de fortalecer a fibra óptica no Espírito Santo. A parceria entre os governos federal e estadual vai ampliar a universalização da rede a partir do cinturão digital e dos pequenos provedores. Com isso, vamos tornar o estado um modelo para o país, com internet em todas as cidades”, explicou André Figueiredo, ao pontuar que essas ações garantem uma evolução dos serviços prestados nos equipamentos públicos, incluindo as escolas.
O orçamento do projeto de fibra óptica ainda não foi definido, pois além do Governo Federal, o Estadual também terá participação nos custos.
O novo programa de expansão da internet, que substituirá o Plano Nacional de Banda Larga.
Rádio Espírito Santo
A área de telecomunicações também foi cogitada para receber investimentos. A rádio do Espírito Santo, visitada pelo ministro nesta tarde, receberá equipamentos mais modernos a partir de 2017, enquanto para a televisão, não existe data prevista.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas