Dólar Em alta
5,206
29 de maio de 2024
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Confirmado em Conferência em Vitória, Lourenço Rega destaca: “Precisamos ser a ‘encarnação’ do Evangelho na vida cotidiana”

Confirmado em Conferência em Vitória, Lourenço Rega destaca: "Precisamos ser a 'encarnação' do Evangelho na vida cotidiana"Confirmado como um dos preletores da I Conferência Escrituras em Meu Ser, que acontecerá na Primeira Igreja Batista de Vitória (PIB Vitória) entre os dias 26 e 28 de abril, o pastor Lourenço Stelio Rega – que é professor da Faculdade Batista do Paraná (Fabapar) e da Faculdade Teológica Sul Americana – considera que o grande desafio que os cristãos brasileiros enfrentam na atualidade é o de “redescobrir nosso papel no mundo como agentes e embaixadores do reino, cumprindo nosso papel como sal e luz, como tradutores do Reino de Deus onde estivermos”.

Clique aqui, confira toda a programação e faça já a sua inscrição para a I Conferência Escrituras em Meu Ser, que está com valor promocional!

Em entrevista à coluna Fé Pública o pastor, que é autor de diversos artigos e livros, afirma que, apesar de o envio de missionários Brasil e mundo afora estar cumprindo seu papel, existe a necessidade de que os cristãos que vivem nas cidades cumpram em seu cotidiano sua missão como embaixadores do Reino de Deus por onde estiverem “encarnando o Evangelho e os ideias bíblicos na vida cotidiana”.

rega
Pastor Lourenço Rega é autor de diversos livros, nos quais se destacam “Noções do Grego Bíblico”, “Libertação e Sexualidade – uma análise”, “Dando um jeito no jeitinho”, “Paulo e sua teologia” e “A dinâmica da Igreja autêntica segundo o Novo Testamento”

“(…) está havendo necessidade de cumprirmos a dimensão missional, em que cada cristão viva intensamente o Evangelho na vida pública por meio do exercício dos valores e ideais bíblicos, servindo ao mundo por meio destes valores, mostrando um Evangelho não apenas verbal, mas, muito mais, por meio de vida concreta transformada e transformadora”, enfatiza Rega.

Por isso, na palestra que irá proferir na Conferência – que acontecerá na manhã do sábado (27), com o tema “As boas novas por meio do ensino: Semeando para uma nova maneira de viver” – e no sermão do domingo (28) no culto matutino, o pastor pretende demonstrar que a vida pública clama por cristãos transformados pela Palavra de Deus e, consequentemente, transformadores do mundo que clama por significado Eterno.

“Em resumo, as Boas Novas devem ser compreendidas não apenas como uma mensagem de salvação, mas, muito mais, como uma mensagem que traz sentido para a vida das pessoas que deverão ser recolocadas no mundo em que vivem para serem a tradução dessas Boas Novas, por palavra (pregação), mas também por ação (vida concreta e responsiva), e por meio de vida transformada. (…) [No sermão do domingo] iremos seguir nesse mesmo caminho de demonstrar que a vida pública clama por cristãos transformados e transformadores. Que precisamos unir a intencionalidade missionária com a dimensão missional”, frisou Lourenço Rega.

“A Bíblia que o mundo está lendo”

Lourenço Rega é autor de diversos livros, nos quais se destacam “Noções do Grego Bíblico”, “Libertação e Sexualidade – uma análise”, “Dando um jeito no jeitinho”, “Paulo e sua teologia” e “A dinâmica da Igreja autêntica segundo o Novo Testamento”. Além deles, o professor escreve artigos para O Jornal Batista há 14 anos: são cerca de 350 escritos até hoje.

Rega considera que os benefícios de conferências como a I Conferência Escrituras em Meu Ser são diversos, mas, sobretudo, o de capacitar os cristãos a traduzirem ao mundo uma fé cristã genuína, coerentemente embasada nas Escrituras.

rega
Pastor parafraseia Billy Graham: “(…) somos o sermão que o mundo está ouvindo (…)”

“São diversos benefícios, entre eles o despertamento dos participantes para que compreendam seu papel no mundo, que vai além de possuir um cartão magnético para entrar no futuro na porta da Nova Jerusalém. Mobilizar cada participante a ser a “encarnação” do Evangelho e dos ideais bíblicos em sua vida cotidiana, na vida pública. Billy Graham disse, certa vez, que somos a Bíblia que o mundo está lendo, somos o sermão que o mundo está ouvindo. Então, vendo a vida das igrejas, dos cristãos no cotidiano, qual Bíblia o mundo está lendo? Qual o sermão que está ouvindo?”, indaga o pastor.

Lourenço Rega: “O conhecimento bíblico acaba se restringindo, muitas vezes, em buscar textos de auto ajuda gospel”

A partir de sua experiência ministerial de décadas, o Lourenço Rega conta que tem notado uma fragilização pela busca do conhecimento bíblico ao longo dos últimos anos.

“É só perguntar como anda a área de educação na igreja em geral. Me parece que há um tipo de igreja emergente aqui no Brasil em que se busca o consumo cultural do entretenimento e de um Deus que seja uma espécie de “personal guru” para ajudar cada pessoa em seu projeto pessoal de vida. Assim, há uma busca por um Deus instrumental que cuida de nós, no lugar de como podemos compreendê-lo para cumprir o propósito pelo qual estamos aqui no mundo, propósito para o qual fomos criados. Então o conhecimento bíblico acaba se restringindo muitas vezes em buscar textos bíblicos de auto ajuda gospel, como no passado, quando existiam as famosas caixinhas da promessa”, pondera.

“A escola bíblica precisa ser reinventada”

rega
Lourenço Rega fez ponderações sobre a necessidade de dinamismo das Escolas Bíblicas

Diante da situação, o professor frisou a importância das escolas bíblicas na igrejas, mas destacou que ela precisa ser “reinventada” e “redescoberta”.

“Há necessidade de que não apenas seja redescoberta em termos estruturais e programáticos, mas, muito mais, em termos de seus fundamentos e estratégias. Por exemplo, vamos pensar em termos mais amplos, na educação na igreja (evito chamar de educação religiosa): precisamos de uma educação que vá além de uma proposta de oferta de temas que achamos que os participantes precisam. Precisamos de uma proposta orientada também por demanda, em que vamos aos participantes para descobrir quais perguntas precisam de respostas e associarmos esse atendimento ao ensino do que seja fundamental para o cristão”, opina Rega.

E continua: “Precisamos rever todo processo, recapacitar docentes, criar processos de avaliação do ensino. E, em tudo isso, o ensino pode ultrapassar o ‘locus’ privilegiado da sala de aula, indo para o lar, para os pequenos grupos. O lar precisa ser transformado em um centro de estudos da Palavra de Deus”, conclui o pastor, esclarecendo que estes são apenas alguns “insights” relacionados ao tema da Escola Bíblica.

“Precisamos colocar cada cristão a viver o Evangelho sem fronteiras, a viver o cristianismo na rua, em sua vida cotidiana, na vida pública”
Lourenço Stelio Rega

Sobre a I Conferência Escrituras em Meu Ser

Mantendo a Escritura viva nos corações através do estudo bíblico. Esse é o tema da I Conferência Escrituras em Meu Ser, que será realizada na Primeira Igreja Batista de Vitória (PIB Vitória), entre os dias 26 e 28 de abril, trazendo nomes de peso da teologia batista no Brasil, que ministrarão palestras e realizarão mesa redonda no intuito de capacitar a igreja local para uma melhor compreensão e aplicação das Escrituras e uma melhor preparação para o ide.

A Conferência contará com a presença dos pastores Wilson Porte Jr. (pastor da Igreja Batista Liberdade, em Araraquara-SP; professor e presidente do Seminário Martin Bucer); Lourenço Stelio Rega (professor da Faculdade Batista do Paraná – Fabapar e da Faculdade Teológica Sul Americana) e Judiclay Santos (pastor da Igreja Batista no Jardim Botânico; professor do Seminário Martin Bucer e diretor da editora Pronobis). Além dos batistas, o pastor presbiteriano Stenio Marcius será responsável pela música do evento e realizará palestra voltada para músicos.

SERVIÇO:

I Conferência Escrituras em Meu Ser
Quando: 26 a 28 de Abril
Onde: Primeira Igreja Batista de Vitória (Av. Marechal Marcarenhas de Moraes, 595, Centro, Vitória)
Presenças confirmadas: Pr. Wilson Porte Jr., Pr. Lourenço Stelio Rega, Pr. Judiclay Santos e Pr. Stenio Marcius
Programação e Inscrições: Clique aqui
Mais informações: (27) 98164-1344

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas em Fé Pública

Notícias Relacionadas