Dólar Em alta
5,077
7 de maio de 2024
terça-feira, 7 de maio de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,077

Dia do goleiro: a posição mais “ingrata” do futebol

Nesta sexta-feira (26), é comemorada o Dia do Goleiro, data criada no final dos anos 70 em forma de homenagear a posição considerada por muitos a mais ingrata do futebol. Isso porque o goleiro pode ir do céu ao inferno em poucos minutos dentro de uma partida.

A data foi criada mais precisamente em 1976, por professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, os oficiais Raul Carlesso e Reginaldo Pontes Bielinski. Antes comemorada no dia 14 de abril, a data mudou para o dia atual como forma de homenagear Haílton Corrêa Arruda, o Manga, figura lendária do futebol brasileiro da época, com passagens por Botafogo e Internacional, que nasceu nesse mesmo dia.

E por falar em goleiros lendários do futebol brasileiro, desde Manga, o Brasil tem sido um celeiro nesta posição. Nomes como Dida, Leão, Tafarel, Marcos, Rogério Ceni e mais atualmente, Alisson e Ederson, jogando em alto nível no Campeonato Inglês, são goleiros que marcaram gerações.

E são justamente as gerações que ficaram marcadas que agora surgem para tentar se destacar na posição. Um deles é Pedro Zanete, goleiro de 24 anos, eleito o jogador revelação do Campeonato Capixaba jogando pela equipe vice-campeã, o Rio Branco de Venda Nova. O atleta fala sobre o momento que decidiu se dedicar puramente ao futebol profissional.

“Foi quando eu tive a primeira oportunidade de ir para um clube profissional. Eu estava fazendo faculdade, sempre sonhava em ser goleiro mas nunca tinha conseguido uma oportunidade, então quando apareceu eu não pensei duas vezes e fui atrás”, diz.

O atleta, que tem o goleiro Rogério Ceni como inspiração profissional, elenca as principais habilidade que um jogador da sua posição deve ter. “Mais do que qualquer parte técnica, as habilidades mais essenciais são a concentração, a disposição e a coragem”, comenta Zanette.

Pedro também explica quais são os maiores desafios de um goleiro. “Acredito que seja saber que não pode errar, que qualquer erro é chance clara de gol. E supero isso trabalhando muito e buscando estar o mais preparado possível para a partida”, explica o atleta.

E por falar em preparação, como todo jogador de futebol, o goleiro também tem uma antes de suas partidas. “A minha preparação mental é basicamente fazer as mesmas coisas do dia a dia , gosto de ler livros, de falar com minha família e namorada e de assistir alguma série ou filme”, finaliza o arqueiro.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas