Dólar Em baixa
5,105
20 de maio de 2024
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,105

Competição de Vela marca inauguração da orla de São Pedro

No dia 11 de maio, a nova orla de São Pedro vai abrigar a competição Regata Snipe Match Race. O evento é uma parceria com o Iate Clube do Espírito Santo e a Federação Capixaba de Iatismo. Segundo a organização do evento, a região é propício para o tipo de disputa, devido aos bons ventos e as condições das águas.

“A gente sempre está acostumado a ver essas provas na Praia de Camburi, e quando, na verdade, o melhor vento, o melhor mar está entre a Ilha das Caieiras e o Tancredão, que é ótimo para competir. O que nos dificultava isso antes era a falta de investimento em infraestrutura, que a prefeitura hoje nos proporciona com isso. Então, essas duas vertentes que a gente está abrindo ali, do Tancredão para a escola de optimista, para as crianças até 15 anos, e a questão do snipe ou do laser para os adultos, isso para nós é um novo ambiente náutico para nós utilizarmos. A infraestrutura, restaurante, suporte, para nós é o mais importante de tudo”, disse o comodoro do Iate Clube, Renato Pereira.

A orla passou por uma grande obra, com entrega de decks e estrutura para visita e os trabalhadores da região. Ao total, foram 96 milhões de reais investidos na reurbanização que contempla a orla dos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras, totalizando 1,16 km.

“Um evento como esse apresenta a nossa cidade para o Brasil e para o mundo. A maioria dos capixabas, infelizmente, ainda não conhece o potencial da grande São Pedro. Nós teremos a oportunidade de apresentar toda a maravilha e os investimentos que são feitos, gerando emprego, renda, oportunidade e principalmente melhorando a vida das pessoas”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Ainda segundo ele, a Grande São Pedro vai ter um impacto social muito grande com 0 evento. “Nós vamos atrair novos investimentos junto com as obras que a prefeitura tem feito de requalificação urbana”, declarou Pazolini.

Competição de Vela marca inauguração da orla de São Pedro
Foto: Guilherme Marques/ESHOJE

O presidente da Federação Capixaba de Iatismo (FECAI), Renato Avelar, destacou a vocação náutica que tem a capital do Espírito Santo. “Essa característica de levar a regata ao alcance do público é uma coisa que acontece no mundo inteiro. Em Amsterdã existe o maior evento náutico do mundo. Lá eles colocam arquibancadas na beira do cais para as pessoas verem, vira uma festa popular e a gente quer pegar essa cultura náutica e trazer para Vitória”, explica.

Competição

A prova já contra com dez inscritos, sendo cinco duplas. A expectativa é chegar a 7 duplas, número máximo que a competição suporta. Já garantiram participação Stephan, Billy, Falco, Duda, Tarcisio, Luis Henrique, Gabriel, Zedu, Gabu e Lucca Modenesi.

A Regata da classe Snipe é marcada tecnicidade, priorizando o conhecimento técnico e não apenas o lado físico. Isso permite que velejadores das mais diferentes faixas etárias possam competir em condições de igualdade. Renato Avelar, presidente da FECAI, explica questões sobre a classe.

“A prova consiste em dois barcos idênticos disputando um contra o outro. É um duelo tático e estratégico, de uma dupla (um velejador na função de proeiro e um como timoneiro) contra outra, e as duplas vão se revezando (inclusive o timoneiro vai para a proa e vice versa), onde todos competem contra todos, e vão pontuando cada proeiro e timoneiro vencedor”, explica.

Além disso, Avelar explica como funciona o sistema de classificação da competição. Segundo ele, serão 30 regatas curtas, de 15 minutos cada, com o percurso ida e volta no formato de chaves. Ao fim das chaves, os velejadores que fizeram mais pontos como proeiro e o outro como timoneiro, formarão duplas para a regata final e também nas disputas de terceiro e quarto colocado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas