Dólar Em alta
5,355
13 de junho de 2024
quinta-feira, 13 de junho de 2024
Vitória
24ºC
Dólar Em alta
5,355

Doze missas no encerramento da Festa da Penha 2024

Nesta segunda-feira, 8 de abril, feriado de Nossa Senhora da Penha – padroeira do estado do Espírito Santo, a programação conta com 12 missas. As celebrações iniciaram a partir da meia noite e segue ao longo de toda manhã, no Convento da Penha. A de encerramento acontecer na Prainha de Vila Velha, às 16H45m – e pode ser assistida pela TV Canção Nova e no canal de ES Hoje no Youtube.

a Festa da Penha é uma realização do Convento da Penha, juntamente com a Arquidiocese de Vitória e a Associação de Amigos do Convento da Penha. O Evento é considerado a maior manifestação religiosa do estado do Espírito Santo, sendo a terceira do Brasil, atrás apenas do Círio de Nazaré e Aparecida.

A tradicional comemoração do dia da padroeira começou ainda em 1570, realizada pelo Frei Pedro Palácios. A festa passou a crescer e atrair fiéis de todo o país, se tornando a terceira maior festa religiosa do Brasil.

Segundo a história, a devoção inicial era a Nossa Senhora das Alegrias, também conhecida como Nossa Senhora dos Prazeres. Com a construção da ermida (capela), sobre o penhasco, passou-se a denominar Nossa Senhora da Penha a imagem do Altar Mor, título proveniente de penhasco (pedra), referindo-se primitivamente mais ao lugar do que a uma virtude da vida de Nossa Senhora.

Em 2024, com o tema “Oh vem conosco, vem caminhar”, é inspirado na canção ‘Pelas Estradas da Vida’, bastante popular, que lembra que nunca estamos sozinhos. Esta música ilustra brilhantemente nossa mensagem maior, que é atendermos à convocação do Papa Francisco para percorrermos um caminho rumo ao Sínodo (que vai até outubro de 2024). A Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a ‘caminhar juntos’ como irmãos e irmãs que somos. E Maria nos ensina a caminhar juntos”, explica Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA DA FESTA DA PENHA

08 DE ABRIL (SEGUNDA-FEIRA)

DIA DA PADROEIRA DO ESPÍRITO SANTO

0h, 1h, 2h, 3h, 4h, 5h, 6h, 9h e 12h – Missas na Capela do Convento

7h – Missa CRB e Seminário – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

7h – Romaria dos Ciclistas, saída de Vitória, no Parque Atlântica, Jardim Camburi

8h – Romaria dos Ciclistas, saída de Vila Velha, em frente à praça Sebastião Cibien, em Cobilândia

8h – Romaria dos Conguistas, saída do portão do Convento em direção ao Campinho

10h – Missa – Pastorais Sociais – Vicariato para Ação Social – Campinho do Convento

14h – Programa Especial Salve Mãe das Alegrias com Carol Monteiro e Padre Renato Criste – animação no Parque da Prainha com convidados e Banda Fé Maior – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

16h45 – Missa de encerramento da Festa da Penha no Parque da Prainha

18h30 – Show de encerramento com Michel Teló

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas