Presidindo a celebração de encerramento da Festa da Penha 2024, o arcebispo da região metropolitana, Dom Dario Campos, iniciou pedindo oração pelas famílias que sofreram com as enchentes na região sul do Espírito Santo. Nas cidades de Mimoso do Sul e Apiacá foram contabilizadas 20 mortes.
O celebrante destacou a participação da sociedade na ajuda às cidades, o apoio solidário. “O povo salva o povo e foi o que vimos, mais uma vez”, disse ele.
A festa da Penha termina oito dias após à Páscoa, porque Maria é a mãe das Alegrias. O sacerdote destacou que o tema do evento em 2024 é um pedido do cristão à mãe de Deus: “Oh, vem conosco, vem caminhar”.
Dom Dario Campos usou o espaço para afirmar que apesar do sofrimento do povo, Deus cuida, junto com a Virgem Maria, e ampara. Sem falar de política, no entanto, encerrou pedindo a paz.
“Deus nos ampara, mas Ele quer a paz. Está na hora de deixar para trás as divergências, as polarizações que só destroem as famílias. E ao cantarmos ‘Oh, vem conosco, vem caminhar’, que possamos acolher ao evangelho de Deus e juntos construir um mundo de paz”.
A última missa da Festa da Penha 2024 lotou o parque da Prainha, aos pés do Convento da Penha, na tarde desta segunda-feira (8). Ao longo do dia, a partir da 0 hora, foram mais onze celebrações. O evento começou no domingo de páscoa e em todo país é a terceira maior festa religiosa do Brasil.