Dólar Em baixa
5,105
19 de maio de 2024
domingo, 19 de maio de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,105

Duo capixaba leva apresentações de choro para projetos sociais

Retornar o Choro às suas raízes: a periferia das cidades. Essa é a proposta do duo capixaba Ladeira Pernambuco, formado por Anna Carolina Spano (flauta) e Matheus Pereira (violão). Choro e Samba se encontram em apresentações que já circularam em diversas praças de Vitória e agora serão realizadas no Instituto João XXIII (dias 9 de maio e 6 de junho) e no Centro de Convivência da Terceira Idade em Jardim da Penha (23 de maio e 20 de junho).

Através dos eventos, os músicos buscam levar os ritmos para regiões de vulnerabilidade social. As apresentações gratuitas e as oficinas de acessibilidade acontecem durante os meses de maio e junho, direcionadas aos participantes do projeto.

A iniciativa de levar música ao público vulnerável ocorre graças aos recursos do Funcultura através da Secretaria Estadual de Cultura e governo do estado do Espírito Santo, e visa ampliar o acesso ao público em regiões que possuem pouco acesso à Cultura. “Com o apoio do Governo do Estado, teremos a oportunidade de promover o choro para crianças em situação de vulnerabilidade, público da terceira idade e pessoas em situação de rua”, afirma Matheus Pereira, violonista.

O que motivou a dupla a levar música para esses públicos foi, principalmente, o distanciamento do choro, enquanto ritmo, de suas origens nas áreas suburbanas do Rio de Janeiro e São Paulo. Anna Carolina Spano explica que “durante estudos na iniciação científica, o Matheus observou a distância entre as origens do choro, preta e pobre, e a apropriação desse gênero por uma outra camada da sociedade, branca e elitizada. Então, surgiu em nós a vontade de democratizar o choro e estimular sua reapropriação pelas camadas originárias”.

A diversidade do público é o grande diferencial do projeto, e, por isso, impõe desafios para sua execução. Sobre tal aspecto, eles comentam: “nosso grande desafio é a variedade do público que buscamos atingir, o que demanda planejamentos específicos para cada perfil. Precisamos de ações para garantir a atenção e o interesse dos públicos considerando as peculiaridades de cada um deles”.

O duo

A dupla é formada pelo violonista Matheus Pereira e a flautista Anna Carolina Spano, que se conheceram em Vitória, em 2019, e desde então iniciaram um processo de imersão na música brasileira instrumental.

Matheus é licenciado em Música e desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica nas temáticas de Transdisciplinaridade, Contação de História, Canto Coral e Capoeira. Anna toca flauta doce desde os cinco anos, e se tornou Flautista Transversal aos 16. Desde 2021, Anna Carolina e Matheus escolheram atuar com a música popular brasileira dos séculos XIX e XX, com foco em Choro. Em sua trajetória, além das apresentações na praça e nos projetos sociais, o duo Ladeira Pernambuco já participou de oficinas com apresentação no Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins  (edições de 2022 e 2023).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas