Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Festival PcD: evento promove oficinas gratuitas no Palácio Sônia Cabral

Já pensou em um festival inteiro voltado para pessoas com deficiência, com programação de música, dança e filme? Esse é o Festival PcD – Pinta, Canta e Dança -, o primeiro festival de oficinas artísticas do Espírito Santo que conta com uma programação especialmente voltada e pensada para pessoas com deficiência. Com data marcada para acontecer durante os dias 15, 16, 17 e 18 de abril, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória -, ele funciona de forma gratuita.

O festival vai oferecer três oficinas artísticas monitoradas por artistas referência nas áreas de música, dança e artes visuais para PcD´s. As aulas serão sobre prática de artes visuais, expressão corporal e composição musical. Todo o ambiente de aprendizagem será seguro e inclusivo. Haverá conexão, troca de conhecimentos e produções artísticas, que serão exibidas em uma celebração final que será aberta ao público no dia 18 de abril.

Cada turma contará com no máximo 20 participantes e não é necessária experiência anterior nos temas para participação. Para participar das oficinas basta se inscrever pelo link: bit.ly/oficinaspcd.

O Palácio da Cultura Sônia Cabral, onde acontecem as oficinas, possui acessibilidade para o público. Além disso, o local possui banheiros adaptados em todos os andares e elevador com acesso aos três pavimentos. A iniciativa busca incentivar a participação ativa das pessoas com deficiência, sendo uma plataforma que revela as potências e talentos apresentados durante as oficinas.

Festival PcD: evento promove oficinas gratuitas no Palácio Sônia CabralO festival também conta com consultoria especializada de três ativistas da causa dos direitos das pessoas com deficiências. Suzana Lima, mulher negra com deficiência física, graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UVV; Suely Lima, mulher parda com deficiência física, graduada em Pedagogia, empreendedora, artesã e coordenadora do projeto Empreendedoras Inclusivas; e Elienne Baptista, mulher com deficiência física e roteirista, produtora e locutora.

Conheça as oficinas

Oficina de Música: mentorada pelo músico Luiz Amorim, pessoa com baixa visão congênita, a oficina é voltada para pessoas com deficiência visual e os inscritos terão uma vivência musical que resultará na composição de uma trilha original coletiva, a ser apresentada como resultado final do curso. A oficina está marcada para acontecer dos dias 15 a 17 de Abril, das 9h às 12h.

Oficina de Expressão Corporal: mentorada pelo diretor e bailarino Marcelo Ferreira, a oficina é voltada para pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida e idosos. Nela, os inscritos irão trabalhar movimentos e expressões com o intuito de criar uma performance original coletiva. A oficina está marcada para acontecer dos dias 15 a 17 de Abril, das 14h às 16h.

Oficina de Artes Visuais: mentorada pelo primeiro grafiteiro surdo da América Latina, o Rafael Odrus, a oficina é voltada para pessoas surdas e com perda auditiva. Os inscritos irão ter vivências artísticas e técnicas como grafite (ou outras variações da pintura urbana), que resultará na criação de um mural de pintura produzido de forma coletiva. A oficina está marcada para acontecer dos dias 15 a 17 de Abril, das 13h às 16h.

Para participar os interessados devem ser maiores de 18 anos e ter disponibilidade para participar das aulas e do evento de encerramento. Em cada oficina, serão disponibilizadas as acessibilidades específicas para o público alvo previsto em cada atividade. Em caso das vagas não serem preenchidas exclusivamente pelos públicos previstos, serão selecionados demais candidatos que cumpram os requisitos obrigatórios.

O festival é um projeto do Movimento Cidade, que tem como objetivo levar arte, cor e inclusão para as cidades, além de incentivar o diálogo e a troca de ideias. A marca MC é capixaba e possui outros projetos como MC.Mulheres, MC.Favela, Festival Movimento Cidade, MC.Metaverso e o MC.Arte. Em 2023, por meio de suas ações e projetos, quase 40 mil pessoas foram impactadas pelos programas que ocorreram em cinco territórios brasileiros, nove cidades, com direito a três festivais, 20 oficinas e cerca de 50 shows.

O projeto Festival PcD – Pinta, Canta e Dança, é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital de Artes Integradas da Secretaria da Cultura (Secult).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas