Dólar Em baixa
5,116
28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,116

LabPoca no CRJ de São Torquato terá estúdio de rap e audiovisual

Na tarde desta terça-feira (6) o Governo do Espírito Santo inaugura mais uma unidade do LabPoca (Laboratório de Potencialidades Capixaba), desta vez no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de São Torquato. A inauguração acontece às 15 horas, e contará com lançamentos, oficinas e corte de cabelo e sombrancelha.

O Labpoca é um espaço dentro dos CRJs de fomento à economia criativa, que promove o desenvolvimento local nas comunidades mais vulneráveis, contempladas no Programa Estado Presente. O objetivo desse espaço é gerar renda e fortalecer a vocação econômica local, a partir das juventudes que moram na região.

Leia mais notícias de Entretenimento no ES Hoje

LabPoca no CRJ de São Torquato terá estúdio de rap e audiovisual
CRJ de São Torquato

Segundo a coordenadora do CRJ de São Torquato, Rovana Patrocínio, o foco do LabPoca de São Torquato será no audiovisual e na produção musical, contando com um estúdio que abrange as áreas.

“São desenvolvidas atividades na área de audiovisual e produção musical. Então teremos oficina de fotografia, de produção musical, de rap. As batalhas de rima que acontecem semanalmente, as oficinas de estética (trança, barbearia, sobrancelha), todas essas atividades estarão vinculadas ao LabPoca, de forma a produzir conteúdos audiovisuais e musicais também”, explica a coordenadora.

Rovana exalta a importância de mais essa conquista para a juventude de São Torquato e dos bairros adjacentes. “É um retorno para a juventude do território. Estamos aqui há pouco mais de um ano, então inaugurar esse LabPoca é emocionante, porque estamos dizendo para as juventudes da região que escutamos as demandas que eles trouxeram para nós ao longo desses meses. Assim, a galera que se interessa em música, em fotografia, em estética, vai ter um espaço no CRJ para pensar em geração de renda, que é uma demanda fundamental para as juventudes no Brasil”.

Cria do CRJ comemora estúdio

O educador social Thiago Teco fala com carinho da inauguração do LabPoca, algo que para ele é muito significativo, uma vez que sua trajetória se confunde com a história nos CRJs no Espírito Santo. Ele é “cria” do Centro de Referência da Juventude de Vitória, mantido pela Prefeitura da Capital. Lá, ele desenvolveu a sua caminhada artística no rap e hoje é um dos coordenadores do CRJ de São Torquato.

LabPoca CRJ
Thiago Teco é educador social e um dos coordenadores do CRJ de São Torquato

“O CRJ foi extremamente importante lá no início impulsionando a minha vida cultural/artística e também a minha profissão enquanto educador social. Pra mim é um sentimento de olhar o jovem e falar: “há uns anos atrás eu era esse jovem”.

“É um compromisso que tenho, um sentimento muito verdadeiro, de acreditar nisso de fato, porque isso aconteceu comigo. Vai muito além de algo profissional. É uma missão mesmo que tenho com essa juventude”, descreve o coordenador.

Ele explica que o LabPoca terá um estúdio multi, com espaço para o audiovisual, incluindo o podcast, e para produção musical, com foco no rap. “Esse estúdio voltado para o rap representa um grande avanço para a favela, para a periferia. Aqui em São Torquato um dos ritmos mais demandados é o rap.  Os jovens começaram a cantar aqui no CRJ, participando de oficinas, e estão organizando uma batalha”, afirma Teco.

E complementa: “Esse estúdio é um grande avanço, porque para fazer uma produção musical hoje você vai gastar pelo menos uns 600, 700 reais se não for mais, pensando numa música de qualidade. Ter este tipo de espaço, gratuito, é muito bom, porque isso fornece outras possibilidades dentro do contexto da periferia, onde a juventude sofre muitas violências. Significa promoção de vida mesmo”.

Formação e geração de renda das juventudes

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo destacou a importância dos LabPocas nos Centros de Referência da Juventude (CRJs).

LabPoca no CRJ de São Torquato terá estúdio de rap e audiovisual
Nara Borgo é Secretária de Estado dos Direitos Humanos

“Partindo da realidade de cada CRJ, das demandas da juventude atendida, estes espaços são criados e contribuem no desenvolvimento de projetos diversos de comunicação, fotografia, música, gastronomia, por exemplo, contribuindo para formação e geração de renda de nossa juventude”, afirmou, destacando que os LabPocas contam com apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Para participar dos Lab Pocas, basta ser jovem de 15 a 24 anos e ser morador de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Colatina e São Mateus, cidades atendidas pelo Programa Estado Presente.

Cada um dos 14 CRJs do Governo do Estado tem pelo menos um laboratório de economia criativa e pode ser utilizado de forma gratuita. O objetivo desse espaço é gerar renda e fortalecer a vocação econômica local, a partir das juventudes que moram na região.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas