Dólar Em baixa
5,067
3 de maio de 2024
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Vitória
30ºC

Dólar Em baixa
5,067

11ª edição do Festival Sérgio Sampaio com grande show de André Prando e banda

Bate-papo, mostra audiovisual, lançamento de livros, shows e encontro festivo da sampaiada nos bares da rua Gama Rosa, no Centro de Vitória. Será assim a 11ª edição do Festival Sérgio Sampaio.

Em 2017 o Festival Sérgio Sampaio terá início com uma programação especial de cinema no Centro Cultural Sesc Glória, dentro do projeto Cine Sobremesa entre 4 e 13 de abril, das 12 às 14h, com curtas-metragens, produções em torno de Sampaio e sua obra, com exibição gratuita.

No dia 12 de abril, quarta-feira, às 18h, na Sala da Palavra, do Centro Cultural Sesc Glória, acontecerá o lançamento do livro de contos Sem a loucura não dá. Contistas de diferentes estilos, procedências e gerações criaram pequenas peças literárias a partir de canções do Sampaio teimoso. Alguns dos autores estarão presentes e vão conversar com os leitores.

No mesmo dia 12, no teatro principal do Centro Cultural, um encontro de dois importantes sampaiófilos: Lorena Calábria e Chico César. A jornalista e apresentadora de TV e o cantor e compositor paraibano vão fazer um bate-papo no palco, que contará também com a presença de João Sampaio.

No dia 13 de abril, quinta-feira, quando se completam 70 anos do nascimento do cantor e compositor cachoeirense, um show inédito com André Prando e convidados: Prando canta Sampaio.

Cantor e compositor que se destaca na cena capixaba atual, André, que vem pesquisando e interpretando a obra do velho bandido, selecionou para este show histórico um repertório especial.

Além da programação do Centro Cultural Sesc Glória, nos dois dias 12 e 13 de abril, acontecerá a Sampaiada na Gama Rosa. Grappino Rango Bar, Casa de Bamba e Doca 183, vão convocar para os seus palcos os melhores intérpretes da obra de Sampaio na cena capixaba.

Com um couvert único, o público poderá circular pelos três bares explorando os respectivos cardápios e curtindo um festival das canções criadas pelo filho mais ilustre do maestro Raul Sampaio.

“Estamos cientes da responsabilidade que temos em criar uma programação à altura do significado que tem esta data para os sampaiófilos de todo o Brasil. É com este espírito que queremos fazer com que este seja o melhor desses onze anos de Festival Sérgio Sampaio”, declara Gilson Soares, o criador e um dos organizadores da homenagem ao artista capixaba.

Histórico e objetivo do Festival

O objetivo do Festival Sérgio Sampaio é o de resgate e divulgação da obra deste grande cantor e compositor capixaba. A abrangência do culto à história e à criação musical deste artista, confere ao Espírito Santo a possibilidade de realizar um evento musical de repercussão nacional.

Por sua biografia e pela singularidade de sua criação artística o nome de Sérgio Sampaio pode ser identificado como uma marca capixaba por excelência. Daí o propósito que nos guia, desde a criação do Festival, fazer do dia 13 de abril – data do nascimento do compositor, em 1947 – uma data em que o estado do Espírito Santo se apresenta com destaque no calendário cultural brasileiro.

Realizado pela primeira vez em 2007 – ano em que Sérgio Sampaio completaria 60 anos -, o Festival vem experimentando, desde então, um crescimento contínuo. A homenagem teve a sua estreia no Bar do Pantera, no bairro de Campo Grande, em Cariacica, e foi nesse município que aconteceram as suas quatro primeiras edições.

Depois de passar pela Estação Porto e pelo Teatro Universitário, o Festival é agora realizado pelo Sesc no Centro Cultural Sesc Glória e se estende, ao fim das duas noites, aos bares da rua Gama Rosa, no Centro de Vitória.

Veja a programação deste ano:

Rádio

– Todas as terças-feiras, a partir do dia 21 de março, das 18h às 19h, na Rádio Universitária FM, 104,7, a série de programas Especial 70 anos do velho bandido, com apresentação de Marcela Rangel.

CENTRO CULTURAL SESC GLORIA

Cinema

4 a 13 de abril, das 12 às 14h – Cine Sobremesa Especial Sérgio Sampaio. Documentários e produções audiovisuais sobre a vida e a obra do artista cachoeirense. Entrada gratuita.

Literatura

12 de abril, 18h – Lançamento do livro de contos Sem a loucura não dá.

Sala da Palavra, 4º andar Centro Cultural Sesc Glória. Com organização de Aline Dias e Gustavo Binda, escritores de diferentes gerações e procedências criaram pequenas peças literárias a partir de canções de Sampaio. Alguns desses autores estarão presentes ao lançamento. Entrada gratuita.

Música

12 de abril, 20:00h – Bate-papo Musical com Chico César, Lorena Calábria e João Sampaio.

Sampaiófilos confessos, a conhecida apresentadora da TV brasileira e o grande cantor e compositor paraibano conversarão no palco do teatro sobre a relação de ambos com a obra do velho bandido, com a presença e participação do menino João. A conversa será ilustrada com a interpretação de Chico César para algumas pérolas do cancioneiro sampaísta. Entrada R$ 20,00 (inteira) / R$10,00 (meia e comerciários).

13 de abril, 20:00h show Prando canta Sampaio.

André Prando, capixaba que é um dos nomes mais destacados na novíssima cena musical brasileira, inspirado pela data histórica, vai trazer para o palco do Teatro Glória, a sua forte e segura interpretação da pesquisa que desenvolveu, especialmente para este Festival, na obra de Sérgio Sampaio. Com produção e direção musical de André Prando e Rodolfo Simor.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas