Após participar ativamente de um movimento pela sua permanência no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), a ABIH-ES (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo) conseguiu a aprovação, no Senado, da Medida Provisória 1.147/2022, que manteve o setor de hospedagem no programa. A MP manteve a redução a zero das alíquotas incidentes sobre a receita (PIS, COFINS, CSLL e IRPJ) para os estabelecimentos de hospedagem.
“Para as empresas que atuam no setor de hospedagem a medida é especialmente importante, uma vez que nosso setor foi bastante afetado pelas restrições de circulação e pelo cancelamento de eventos durante a pandemia. A aprovação dessa lei é uma vitória exclusiva da ABIH, que articulou e mobilizou deputados e senadores a partir das executivas estaduais”, comemora Nerleo Caus, presidente da entidade no Espírito Santo.
Desde o início do mês, a ABIH Nacional e mais de 30 hoteleiros, entre presidentes e associados das ABIHs estaduais de todas as regiões do país, estiveram reunidos com cerca de 70 senadores, para defender que a hotelaria fosse mantida entre os setores beneficiados. A novidade significa não só a recuperação plena, mas a possibilidade de investir e potencializar a indústria do turismo como um todo.